| 16/05/2008 13h18min
Às vésperas do embarque para Roland Garros, o tenista Gustavo Kuerten oficializou nesta sexta, dia 16, em Florianópolis (SC), um projeto para desenvolvimento do tênis no Brasil. Tricampeão do Grand Slam francês, Guga viaja na segunda-feira para Paris, onde irá fazer sua despedida final do circuito mundial.
A programação de Guga na capital francesa ainda não está definida. O único compromisso com data certa será no dia 4 de junho, quando o catarinense e outros campeões de Roland Garros serão homenageados. O data de estréia e o adversário do tenista, que entrou como convidado na competição, também não estão definidos.
Em entrevista coletiva nesta sexta, Guga ressaltou a importância do projeto:
— É uma nova fase da minha carreira e eles (patrocinadores) estão apostado no meu sucesso após o término como profissional e também no sucesso do tênis. Tenho um sonho de ver novos jogadores despontando e espero que, como no vôlei, esse exemplo possa ser aplicado no tênis — afirmou o tenista, que voltou a ser patrocinado pelo Banco do Brasil, reeditando a parceria de seis anos.
Guga acredita que tudo o que viveu no tênis, como a conquista de 20 títulos e o topo do ranking mundial por 43 semanas, irá ajudar no desenvolvimento do tênis:
— Com estes anos de experiência, a gente sabe o caminho que tem que ser traçado. Queremos esclarecer um pouco o que é fazer a transição para o profissional, procurar romper um pouco as barreiras e deixar as coisas mais claras na carreiras deles (jovens tenistas). Também tem que tirar alguns mitos, como o de que aos tantos anos tem que estar jogando de determinada forma ou que depois dos 20 anos tem que estar entre os 100 do mundo.
O projeto
Ciente de que com a sua aposentadoria tanto o tênis quanto o esporte nacional perdem uma referência, Guga já planeja o futuro fora das
quadras de olho na formação de novos talentos. Com a parceria entre Banco do
Brasil e Instituto Guga Kuerten (IGK), o tenista vai atuar no desenvolvimento do tênis brasileiro. O patrocínio do banco tem o prazo de dois anos e o valor não foi divulgado.
Ainda sem um cronograma definido para a implantação do projeto, de início as ações deverão se concentrar em Santa Catarina e, posteriormente, ao país. O Banco do Brasil, que atualmente é patrocinador do IGK, repassará os recursos para a Guga Kuerten Participações. A idéia não é construir novos centros de treinamento, mas formar parcerias com instituições já existentes de apoio ao tênis, como o Instituto Tênis, de Itajaí, ou o Instituto Larri Passos, com sede em Camboriú. Estas e outras possíveis parcerias, no entanto, só deverão ser concretizadas a partir do ano que vem.
Matéria atualizada às 16h08min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.