| 27/03/2008 11h38min
O piloto Felipe Massa acredita que as novas regras do Mundial 2008 da Fórmula-1 tornaram mais “chatos” os treinos qualificatórios. Para este ano, o tempo da última sessão que define o grid de largada foi diminuído de 15 para 10 minutos.
O intuito claro é eliminar a parte inicial da super pole que em 2007 era usado apenas para diminuir a quantidade de combustível nos carros, e não para se marcar tempos consideráveis. Agora, como o reabastecimento não é permitido para os dez pilotos que disputam a pole position, o montante de gasolina usada nesta sessão final acaba mantido para a corrida. Sobre o assunto, Massa declarou que o sistema anterior de classificação era melhor.
– Não acho que as novas regras do Q3 tenham tornado isso mais interessante. Antes, pelo menos, você tinha de fazer uma volta com pouco combustível, mas agora é um pouco mais chato correr com o combustível que você usará para começar a corrida – pondera.
O brasileiro também acredita que uma nova regra deveria ser estabelecida para impedir a existência de carros muito lentos no fim do qualificatório, um problema que custou uma punição a Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen na Malásia.
– Muito se foi falado sobre o formato do novo qualificatório, e precisamos de um meio para evitar que carros muito lentos, interessados em poupar combustível, atrapalhem os carros que estão rápidos – .
Massa ainda considera que a mudança tornou muito cansativas as outras partes do treino – a primeira sessão passou de 15 para 20 minutos.
– A Q1 e a Q2 são longas, e você ter de esperar na garagem com um carro bastante pesado para pilotar na Q3 não é realmente muito divertido, mesmo que eu tendo registrado uma volta fantástica para conseguir a pole position na Malásia – considera Felipe Massa.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.