| 17/03/2008 12h17min
A União Européia (UE) afirmou nesta segunda-feira que boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 provocará um “grave dano” ao esporte e afirmou que essa “não é a forma apropriada de responder ao problema do respeito aos direitos humanos na China”.
O ministro da Eslováquia, país que exerce atualmente a presidência da UE, Milan Zver, falou sobre o tema na abertura de uma reunião entre ministros do Esporte dos 27 países que compõem o bloco e membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).
– Eu mesmo, em particular, sou contrário ao boicote de Pequim 2008. O esporte deve ser sempre um instrumento de diálogo intercultural – afirmou o ministro.
No último domingo, a chanceler da Alemanha Angela Merkel também se manifestou sobre o tema e disse que o boicote aos Jogos de Pequim como forma de pressionar o governo chinês em relação ao atual conflito no Tibete “não leva a lugar algum”.
A violência tem aumentado no Tibete conforme se aproximam os Jogos Olímpicos. No último domingo, o governo chinês enviou tropas para aumentar o controle sobre a capital tibena, Lhasa, depois que os protestos nas ruas contra o domínio chinês se tornaram violentos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.