| 16/03/2008 03h07min
Mais uma vez, o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula-1 não foi bom para os brasileiros, principalmente para Felipe Massa. Depois de bater sua Ferrari na primeira curva da corrida, o piloto abandou a prova na 29ª volta, com problemas mecânicos. Melhor para Lewis Hamilton, da McLaren, que largou na pole position e venceu de ponta a ponta a primeira etapa da temporada 2008. Nick Heidfeld, da BMW, e Nico Rosberg, da Williams, completaram o pódio.
O estreante Nelsinho Piquet também não teve sorte. O brasileiro largou na 21ª posição e fez uma corrida discreta até abandonar a prova, na 30ª volta, também com problemas mecânicos em sua Renault. Rubens Barrichello, por sua vez, teve um bom desempenho e terminou a corrida em sexto lugar, mas o piloto da Honda acabou desclassificado por entrar e sair dos boxes fechados.
Corrida tumultuada para os brasileiros
A expectativa era grande para a primeira prova da temporada 2008 da Fórmula-1. As drásticas mudanças no regulamento, como a proibição do controle de tração, foram feitas sob a justificativa de trazer mais emoção à categoria. E emoção foi o que não faltou no circuito de Albert Park. A disputa, aliás, foi marcada por um grande número de abandonos: apenas sete dos 22 carros que iniciaram a prova cruzaram a linha de chegada.
Logo na primeira curva, Felipe Massa se envolveu em um acidente. Largando na quarta posição, o brasileiro tentou ultrapassar o finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, e colar nos líderes Hamilton e Kubica, da BMW, mas acabou rodando e batendo no muro. Ele conseguiu voltar para a pista, mas foi obrigado a ir para os boxes trocar o bico de sua Ferrari. Com isso, caiu para a última posição e teve de fazer uma corrida de recuperação.
Depois disso, tudo ia bem para Massa até ele se envolver em outro acidente. Na volta 26, ele ultrapassou o veterano David Coulthard, mas os dois carros se tocaram. O escocês foi parar fora da pista com o carro destruído, enquanto o brasileiro seguiu na corrida. A entrada do safety car beneficiou Massa, que ficou mais próximo dos líderes. Mas na relargada ele voltou a errar e escapou da pista, abandonando a corrida logo em seguida com uma pane no motor.
Já Nelsinho Piquet teve um fim de semana para ser esquecido. Depois de enfrentar problemas no treino classificatório e largar na penúltima posição, o estreante conseguiu ganhar várias posições na largada graças a uma confusão no pelotão intermediário. Gradativamente, porém, começou a ser ultrapassado pelos rivais. Lento e com problemas em sua Renault, acabou abandonando a prova. Seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, ficou em quarto.
Assim, o destaque brasileiro do dia foi Rubens Barrichello. O brasileiro sempre esteve no pelotão da frente e por algumas voltas até segurou o campeão Kimi Raikkonen, que terminou em nono. Mas, na volta 45, depois de Timo Glock bater forte no muro o provocar a entrada do safety car na pista, ele também teve problemas. Durante o reabastecimento, arrancou o carro na hora errada, derrubou um mecânico e foi punido com uma parada nos boxes. Depois, acabou desclassificado.
* Notícia atualizada às 5h28min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.