| 17/02/2008 19h40min
O carioca Raoni Monteiro, de 25 anos, recolocou o Brasil em vantagem na história do Hang Loose Pro Contest ao conquistar a 13ª vitória verde-amarela no placar que estava empatado contra os estrangeiros.
Na grande final disputada neste domingo na praia Cacimba do Padre, Raoni bateu o americano Gabe Kling, que repetiu seu vice-campeonato de 2006 em Fernando de Noronha (PE). Até o ano passado, os dois faziam parte do grupo do WCT e iniciaram a caminhada de retorno à divisão de elite do esporte.
Uma nota 8,83 praticamente decidiu o título para Raoni Monteiro, que não vencia um evento desde 2003, quando entrou na elite do WCT. Gabe Kling já havia derrotado o paulista Hizunomê Bettero por pouco na semifinal — 16,44 x 15,10 pontos — e a expectativa era grande, mas dessa vez ele não frustrou a torcida que era toda para o brasileiro. Raoni festejou o título com mais de 10 pontos de vantagem sobre o adversário. O placar foi encerrado em 15,43 x 9,50 pontos.
— Eu estava com muita vontade de vencer um campeonato, pois desde que me classifiquei pro WCT que não vencia nada, a última vitória foi lá no Japão e estou muito feliz, não sei nem o que falar — disse Raoni Monteiro, que já chegou a ser apontado até pelo heptacampeão mundial Kelly Slater como um dos melhores surfistas do Brasil.
— Quero agradecer ao povo de Noronha, aos surfistas daqui que deixam esse campeonato acontecer, esse lugar é alucinante, tem altas ondas e tubos que são o mais importante. Estou muito contente por ter desempatado este placar de títulos da história da competição, é Brasil galera — vibrou o campeão, que faturou o prêmio máximo de 12 mil dólares e largou em quarto lugar no ranking que classifica 15 surfistas para o WCT, com os 2.500 pontos recebidos pela vitória no Hang Loose Pro Contest 2008.
Já o vice-campeão Gabe Kling levou 6.000 dólares e 2.188 pontos para começar em sexto lugar na classificação geral das três primeiras etapas do WQS.
— Estou amarradão, é um ótimo resultado para começar o ano. Caro que queria vencer, mas ele surfou muito bem e eu não consegui achar as ondas. Mesmo assim, fiquei muito feliz com o resultado — falou Gabe Kling, 27 anos.
Raoni festejou o título com mais de 10 pontos de vantagem sobre o adversário
Foto:
Nilton Santos, ASP South America
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.