clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/02/2008 12h30min

Viúvo de Benazir divulga testamento que o nomeia seu sucessor

Asif Ali Zardari assumirá Partido Popular do Paquistão no lugar ex-primeira-ministra morta em atentado

O viúvo da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, Asif Ali Zardari, tornou público nesta terça-feira o testamento no qual sua esposa o nomeia como seu sucessor à frente do Partido Popular do Paquistão (PPP).

O documento, de uma página, foi redigido em 16 de outubro de 2007, dois dias antes de Benazir voltar ao Paquistão após oito anos e meio de exílio. No texto, a então líder do PPP se dirige à cúpula do partido para pedir que o marido ocupe provisoriamente a liderança do mesmo "até que se decida o que for melhor".

Benazir também diz que tinha tomado a decisão "porque ele (Zardari) é um homem de coragem e honra".

"Passou 11 anos e meio sem se dobrar, apesar da tortura, e tem capacidade política para manter nosso partido unido", indica o testamento, que se refere aos anos que Zardari ficou preso no Paquistão enquanto ela estava no exílio.

Após desejar "sucesso no cumprimento dos princípios do partido e no serviço ao oprimido e discriminado povo do Paquistão" aos membros do PPP, Benazir pediu que eles se dedicassem a "libertar a população da pobreza e do atraso".

A líder da legenda morreu em um atentado após um comício eleitoral na cidade de Rawalpindi, no nordeste do Paquistão. Após o assassinato da ex-primeira-ministra, Zardari anunciou que Benazir tinha deixado um testamento político por escrito, mas disse que não pensava em publicá-lo, algo que acabou fazendo.

O PPP anunciou três dias após a morte de Benazir que ela tinha designado seu marido como sucessor, mas que ele havia cedido o posto para o filho mais velho do casal, Bilawal, de 19 anos.

Zardari assumiu o cargo de vice-presidente e comandará o PPP até que Bilawal possa assumir plenamente as funções de presidente, quando terminar os estudos na Universidade de Oxford, no Reino Unido. O PPP está em plena campanha para as eleições legislativas de 18 de fevereiro.

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.