clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 29/01/2008 16h07min

Giuliani admite desistir se perder na Flórida

Um dos favoritos até o ano passado não é bem cotado em primárias americanas

O republicano Rudy Giuliani, que praticamente apostou sua candidatura presidencial na Flórida, sugeriu nesta terça-feira pela primeira vez que, se não ganhar a primária do partido no Estado, abandonará a disputa, mas garantiu que vai vencer. Pesquisas mostram o ex-prefeito de Nova York, o favorito em sondagens nacionais no ano passado, num pobre terceiro lugar num Estado onde ele investiu a maior parte de seu tempo e energia na busca da nomeação. Se ele vencer na Flórida, fará jus à frase que tem acompanhado sua carreira política: "Eu te disse".

— Espero vencer. Você não pode contemplar ser derrotado. Não é algo que você faça no dia de uma primária — disse, acrescentando que, caso perca, amanhã ele pode estar fazendo seu último pronunciamento de campanha: — Quarta-feira de manhã, vamos tomar uma decisão. O vencedor na Flórida ganhará a nomeação; vamos vencer na Flórida.

Pressionado a comentar mais a respeito em aparições pela manhã na TV, Giuliani negou-se a estender os comentários, diante de repórteres na abertura das urnas hoje, em Fort Myers:

— Vamos vencer — insistiu. — Naturalmente, se você não vence você tem de encontrar outra estratégia — apontou.

11 de setembro

Ainda na semana passada, ele insistia que continuaria na disputa não importando o resultado na Flórida. O Estado não tem sido hospitaleiro. Pesquisas mostram que seus rivais Mitt Romney e John McCain disputam a liderança e os dois principais republicanos locais — o senador Mel Martinez e o governador Charlie Crist — anunciaram apoio a McCain.

Giuliani era o favorito entre os republicanos no ano passado, graças em parte a seu destacado papel em Nova York após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. Ele ganhou as capas das revistas nacionais e montou uma multimilionária agência de consultoria. Mesmo anos após os ataques, pessoas comuns caíam em lágrimas ao encontrá-lo. Porém, com as primárias se aproximando e os candidatos aquecendo suas campanhas, a liderança de Giuliani evaporou e ele terminou em sexto em Iowa e quarto em New Hampshire.

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.