| 27/01/2008 16h53min
Desbancando os favoritos Maurício Santa Cruz e Pedro Tinoco no Mundial da classe 470, a dupla Fábio Pillar/Samuel Albrecht assegurou sua vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim. Neste domingo, em Melbourne, na Austrália, os brasileiros conseguiram dois pódios nas duas últimas regatas da fase classificatória e fecharam a etapa na 16ª colocação geral, com 35 pontos perdidos, integrando a flotilha de ouro da competição.
Segundo as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), o representante em Pequim seria a dupla melhor classificada no Mundial. Campeões no Mundial de J-24 Santa Cruz e Tinoco ficaram na 44ª posição (69 pontos perdidos), com os também brasileiros Bernardo Low-Beer e Guilherme Hamelmann em 83º com 116 pontos perdidos.
– Começamos o campeonato um pouco sem ritmo, pois nunca tínhamos velejado de 470 com flotilha grande – lembra Pillar, de 19 anos. – Era muito difícil acertar a aceleração do barco nas largadas e o nível dos adversários é muito alto. Mas o nosso barco estava com ótima velocidade, o que foi determinante para recuperar posições em regatas em que largávamos mal. O ponto forte, entretanto, é a experiência do Laser Radial, classe em que sempre se veleja com muitos barcos em volta'.
A flotilha de Ouro define o título da competição e reúne apenas as 32 melhores embarcações do torneio. Com a vaga olímpica assegurada, a dupla gaúcha promete jogar pesado na briga pelo título na Austrália.
– Tiramos o peso das costas, a vaga já é nossa. De agora em diante, conseguiremos arriscar mais nas largadas e, como a nossa velocidade está entre as melhores do mundo, vamos brigar por boas posições na flotilha de Ouro – promete Pillar.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.