| 21/01/2008 13h07min
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu hoje que o chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe, não exclua nenhuma cooperação útil para a rápida libertação dos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que estão doentes ou sejam mulheres. Entre estes reféns está incluída Ingrid Betancourt. Sarkozy pediu também para facilitar novas libertações, como as recentes gestões para libertar duas seqüestradas.
Sobre o trabalho de facilitação da França, Espanha e Suíça, recentemente restabelecida por Uribe, com vistas a um acordo humanitário para a libertação dos reféns da guerrilha, disse que poderia ser útil se tiver "garantias de independência e margens de discussão indispensáveis para seu êxito", segundo o Palácio do Eliseu.
Em um encontro de mais de 45 minutos com Uribe, centrado especialmente no "tema dos reféns e nos meios para conseguir a libertação", Sarkozy reafirmou o compromisso da França e sua determinação pessoal de contribuir para uma "solução
rápida ao drama vivido
pelos reféns".
Sobre a facilitação da Igreja Católica colombiana para um acordo humanitário, disse a Uribe que a França apóia "todas as iniciativas suscetíveis de contribuir para a libertação dos reféns". Uribe tinha pedido ontem publicamente apoio ao trabalho de intermediação da Igreja Católica colombiana em seu trabalho articulado com os delegados dos três países europeus.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.