clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/01/2008 20h43min

Hillary Clinton e Mitt Romney vencem primárias de Nevada

Números oficiais apontam vitórias de Hillary e Mitt nos caucuses do Estado

A senadora democrata por Nova York, Hillary Clinton, e o ex-governador republicano do Massachusetts Mitt Romney venceram hoje os caucuses (primárias) de seus partidos no Estado de Nevada.

Segundo os números oficiais preliminares, com 88% dos votos apurados, a ex-primeira-dama alcançava 51% dos votos entre os democratas. Em seguida aparece o senador por Illinois, Barack Obama, com 45% , e o ex-senador John Edwards, com 4%.

Já entre os republicanos, Romney obtinha 52% da preferência, com 78% dos votos contabilizados. O congressista Ron Paul e o senador pelo Arizona, John McCain, lutam pelo segundo lugar, ambos com 13%, com 4.382 e 4.348 votos respectivamente.

Esta é a segunda grande vitória de Romney, que já havia vencido, em 15 de janeiro, as primárias de seu partido em Michigan, seu estado natal. Até o momento, a preferência dos republicanos está fragmentada, uma vez que o caucus de Iowa foi vencido pelo ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, enquanto em New Hampshire o senador John McCain levou a melhor.

O ex-governador de Massachusetts, que pode se tornar o primeiro presidente mórmon da história dos EUA, parece agora dar um passo à frente em relação aos demais pré-candidatos republicanos à Casa Branca, confirmando o que haviam antecipado as pesquisas.

Já no lado democrata, as enquetes prevêem uma disputa acirrada entre Hillary e Obama, com uma ligeira vantagem para a senadora.

Esta é o terceiro triunfo da ex-primeira-dama, que antes havia vencido as primárias de New Hampshire e Michigan, esta última de pouco valor, uma vez que a direção nacional do partido retaliou o estado por ter antecipado sua prévia, reduzindo a zero o seu número de delegados. Obama, por sua parte, venceu o caucus de Iowa.

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.