| 01/12/2007 17h22min
O domingo no estádio Olímpico será de decisões. O Grêmio joga suas última fichas na tentativa de voltar a Libertadores, competição na qual foi vice-campeão em 2007. Se não vencer, ou mesmo que vença, dependendo dos resultados nos jogos paralelos de Palmeiras e Cruzeiro, o Grêmio terá de se contentar com a vaga na Sul-Americana. Do outro lado do campo, a angústia será muito maior. O Corinthians, time de segunda maior torcida do Brasil, joga para tentar escapar da segunda divisão nacional.
Grêmio e Corinthians já se enfrentaram pela competição, na primeira fase, com vantagem para a equipe paulista: 2 a 1, de virada, em São Paulo. O Grêmio pode agora devolver a "gentileza" em casa e tirar o Corinthians da elite do Brasileirão. Já o time paulista pode, com uma vitória em Porto Alegre, escapar com as próprias pernas do rebaixamento. Caso perca, ou mesmo empate, terá de ficar de olho nos resultados das outras partidas, inclusive a de outro gaúcho, o Inter, que encara o Goiás fora de casa.
O jogo marca ainda a despedida do técnico Mano Menezes, que após três anos encerra sua passagem no estádio Olímpico. Bi-campeão gaúcho, vice-campeão da América e Campeão Brasileiro da Série B com o Grêmio, Mano pode deixar a equipe ainda na Libertadores do ano que vem. Para isso, precisa bater o Corinthians e torcer que Cruzeiro e Palmeiras não vençam América-RN e Atlético-MG.
Angústia corintiana
Em função de toda a dificuldade para o Grêmio garantir a vaga na competição continental, o enfoque do jogo é mesmo a decisão do futuro do Corinthians. A equipe de São Paulo, comandada pelo técnico Nelsinho Batista, teve cobertura e cuidados de Seleção Brasileira em Porto Alegre. Cerca de 60 profissionais da imprensa de todo o Brasil acompanharam os treinos do time, que contou com escolta em seus deslocamentos pela cidade. O rebaixamento do Corinthians significaria algo tão grande que o vice de futebol do clube chegou a dizer que, caso haja mesmo o descenso, a comissão não poderia voltar a São Paulo e teria de desembarcar no Líbano.
Para o jogo, o Corinthians provavelmente vai investir na mesma juventude que atuou durante todo o campeonato. O meio-campo veterano Vampeta, que poderia ser uma surpresa entre os titulares, deve mesmo ficar de fora dos 11 que iniciam o jogo. Sem poder contar com Finazzi e Dentinho no ataque, o técnico Nelsinho ainda não se definiu entre Wilson ou Clodoaldo para acompanhar Arce na frente.
Dúvida entre Marcel e Tuta no ataque gremista
Do lado do Grêmio, Mano Menezes aposta em uma formação de meio-campo consagrada; Eduardo Costa, Sandro Goiano, Diego Souza e Tcheco representam uma das melhores e mais experientes composições do
tricolor. No gol, o Grêmio vai com o goleiro
prata-da-casa Marcelo Grohe. Bustos deve aparecer improvisado na lateral esquerda, com Patrício pela direita. No ataque, a dúvida é entre Marcel ou Tuta ao lado de Jonas.
Também em clima de despedida, na manhã de sábado Tcheco admitiu que este pode ser seu último jogo pelo Grêmio, e lembrou que a partida serve, ainda, de homenagem para o treinador Mano Menezes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.