| 02/07/2007 10h58min
Faltando 11 dias para o início dos Jogos Pan-Americanos, o Rio de Janeiro já vive o clima da maior disputa de esporte das Américas. Otimista, com essas palavras o ministro do Esporte começou sua entrevista ao programa Atualidade da Rádio Gaúcha na manhã desta segunda. Orlando Silva Júnior declarou que o Governo Federal investiu cerca de R$ 1,8 bilhão no evento - os gastos totais chegam a R$ 3 bilhões - e que o evento servirá, principalmente, para projetar o Brasil no Exterior.
– A nossa expectativa é que o Pan seja um sucesso e o retorno se dê sobretudo com a promoção do Brasil no Exterior, já que será um evento aberto a 1,5 mil jornalistas internacionais acompanhando os Jogos, que serão vistos não só nas Américas, mas também na Europa e na Ásia. A expectativa é que possamos projetar mais o Brasil, projetar mais o Rio de Janeiro de modo que com isso o turismo seja implementado – afirmou.
Silva salientou que os recursos foram aplicados, em sua maioria, em segurança pública e na modernização do Aeroporto Santos Dumont. Questionado se o Pan servirá de teste para a Copa de 2014, o ministro explicou que temas como transporte e segurança serão fundamentais para credenciar a candidatura do Brasil:
– Eu confio que alguns temas sensíveis, sobretudo transporte, segurança, a operação durante os Jogos, o sucesso deles vai credenciar mais o Brasil, qualificar mais a nossa candidatura, não só para a Copa do Mundo para uma eventual sede de Jogos Olímpicos – disse.
Em relação aos problemas nos aeroportos do país, Orlando revelou que já entrou em contato com a Infraero e que não haverá problemas:
– Não haverá surpresas durante os Jogos Pan-Americanos. O que precisava ser identificado é quais são os fatores que geraram problema no tráfego aéreo em alguns locais, mas o dispositivo foi estruturado e será necessário para que haja tranqüilidade durante o Pan.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.