| 12/05/2007 21h28min
Flamengo e Palmeiras, donos de nove títulos brasileiros (incluindo o de 1987), começam suas caminhadas em busca de mais uma taça nacional neste domingo, às 16h, no Maracanã. Embalado pela conquista estadual, mas cabisbaixo pela eliminação na Libertadores, o Flamengo entrará em campo para retomar o orgulho ganho com a vitória nos pênaltis sobre o Botafogo, no último domingo.
O Verdão, por sua vez, estréia buscando apagar as más campanhas no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil, competições onde foi eliminado de maneira prematura e, mais uma vez, ficou longe do título.
Para o técnico Caio Júnior, que poderá promover a estréia do volante Makelele, ex-Santo André, no decorrer do duelo, o importante é começar a competição com o pé direito.
– Estamos traçando as metas aos poucos, e a primeira delas é somar o maior número de pontos possíveis nas nove primeiras rodadas. Começando bem o campeonato, poderemos atingir uma regularidade na competição – pregou.
Para o treinador palmeirense, o grande perigo rubro-negro é a dupla de “Renatos”: o ex-corintiano e o garoto Renato Silva.
– Os dois Renatos são muito bons jogadores e isso é mérito total do Flamengo e do Ney Franco (técnico), que está sempre mantendo o mesmo time. Ele adota uma linha muito parecida com a do Palmeiras – comentou.
Para sair vitorioso, Caio Júnior prega ousadia:
– Para jogar no Maracanã contra o Flamengo, precisamos ter qualidade. Não adianta ir lá apenas para defender. Temos que tentar a vitória, custe o que custar.
No Flamengo, o técnico Ney Franco trabalha para tentar fazer o time esquecer a decepção pela eliminação na Copa Libertadores. Esquecer a decepção, mas não a dedicação mostrada pelos jogadores no jogo contra o Defensor.
– Nós estávamos evitando ao máximo falar do Brasileiro com os jogadores, pois tínhamos a esperança de conseguir a classificação na Libertadores. Agora esperamos fazer contra o Palmeiras o mesmo que fizemos contra o Defensor no Maracanã: jogar com garra e determinação para conseguir uma vitória, pois estrear com uma vitória será muito importante – afirmou o treinador rubro-negro.
Entre os jogadores, o sentimento é semelhante ao dos comandantes. No Palmeiras, o volante Martinez também pregou a regularidade como arma para colocar o Verdão no rol dos favoritos ao título nacional.
– Se a gente começar com o pé-direito, certamente entraremos na competição mais respeitados. Quando você não vai bem desde o início, já entra em campo desmoralizado pelo adversário, e isso nós vamos tentar evitar. Mas não adianta só começar bem e depois cair de produção. O ideal é manter uma regularidade para chegar até o final brigando pelas primeiras colocações.
No Flamengo, até mesmo os jogadores mais experientes admitem que não será tarefa fácil apagar rapidamente a tristeza pela saída da Libertadores, mas apostam na qualidade do time rubro-negro.
– Sei que é difícil esquecer assim tão rápido a decepção na Libertadores, mas temos que pensar na segunda fase do ano que é o Brasileiro. Se o Flamengo disputar o Brasileiro com a vontade que teve e o apoio da torcida, é favorito ao título – afirmou o volante Claiton.
Satisfeito com o rendimento do Flamengo na partida da última quarta-feira contra o Defensor, o técnico Ney Franco fará apenas uma alteração no time, por ordem médica. Souza, que não se recuperou de uma lesão no pé direito, dá lugar a Paulo Sérgio, que formará dupla com Roni.
Após a estréia no Brasileiro, o rubro-negro poderá anunciar algumas mudanças em seu elenco. Além de algumas dispensas, o clube corre atrás da contratação de um meio-campo e de um atacante para a seqüência do Brasileiro.
O Palmeiras, que também corre atrás de um atacante de peso para fechar seu elenco, não poderá contar com o goleiro Marcos e o lateral-esquerdo Valmir, contundidos, além do lateral-direito Paulo Sérgio, que chegou do São Caetano, mas ainda não se apresentou. Gustavo, o outro reforço da equipe, começará no banco de reservas.
A novidade no time em relação ao que vinha jogando no Paulista e na Copa do Brasil deverá ser a ausência de um centroavante. Se optar por deixar Osmar no banco, Caio Júnior avançará Valdívia para jogar ao lado de Edmundo e dará a Marcelo Costa a incumbência de armar as jogadas de meio-campo junto com Michael.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.