| 05/04/2007 20h26min
O equilíbrio foi a tônica do primeiro dia de seletiva para formação da equipe que representará o Brasil no remo nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Na raia do Canal Santa Clara, em Porto Alegre, participaram do primeiro dia de tomadas de tempos 31 atletas em 12 barcos. As regatas prosseguem até sábado (7 de abril), entre 7h30min e 9h30min.
Nas duas categorias em que havia barcos disputando entre si a posição de titular, teve emoção até a última remada. No Dois Sem Masculino Pesado, a guarnição de Marcelus Marcili e José Roberto Nascimento levou a melhor por apenas 36 centésimos sobre o barco de Anderson Nocetti e Allan Bittencourt. Já no quatro Quatro Sem Peso Leve Masculino, a vantagem de um segundo deu a vitória ao quarteto Thiago Almeida-Leandro Loureiro-Celio Amorim-Gustavo Villela sobre Alexis Mestre-Henrique Motta-João Hildebrando-Ronaldo Vargas.
– Ainda é impossível tirar qualquer conclusão. Pelo equilíbrio que estamos vendo, deveremos levar esses barcos juntos o mais longe possível, de modo a manter o nível sempre alto – explica o técnico da seleção brasileira nas categorias feminino e peso leve, Rodney Jr.
Nas classes onde não houve mais de uma guarnição escalada, a disputa foi contra o relógio, em busca do índice estipulado pela CBR. Foram os casos do Four Skiff Masculino Pesado, Quatro Sem Masculino Pesado, Four Skiff Feminino Peso Leve, Double Skiff Masculino Peso Leve, Dois Sem Feminino Pesado. Já no Double Skiff Peso Leve, a disputa por duas vagas envolve três atletas.
– Após todo esse trabalho de preparação, estamos cada vez mais confiantes. Me senti bem durante todo o trabalho desta quinta e tenho certeza de que estamos no caminho certo – comenta o experiente Gibran Vieira da Cunha, integrante do Quatro Sem e dono de duas pratas no Dois Sem nos últimos dois Jogos Pan-Americanos.
O processo seletivo para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro teve inicio em 2005. De lá para cá, os atletas passaram por três seletivas nacionais, dois Troféu Brasil, além de nove concentrações. Estarão em disputa na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas 13 provas, entre masculino, feminino, peso pesado e peso leve. O Brasil não participará de quatro delas (Single Skiff Masculino pesado, Single Skiff Feminino pesado, Double Skiff Masculino pesado e Double Skiff Feminino pesado), de modo a concentrar forças nas provas com reais chances de medalha. Os principais adversários do Brasil no Pan serão Cuba, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Chile. Em Santo Domingo 2003, a seleção brasileira conquistou seis medalhas (três de prata e três de bronze). O remo brasileiro subiu ao pódio em todas as edições de Jogos Pan-Americanos em que esteve presente (não participou de 1955) desde 1951, somando oito ouros, 17 pratas e 13 bronzes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.