| 15/03/2007 23h31min
O Grêmio foi até Ibagué, na Colômbia, enfrentar o Tolima, sonhando com a liderança isolada do Grupo 3 da Libertadores, mas jogou muito mal e acabou sendo derrotado por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Perlaza, ainda no primeiro tempo de jogo. O clube gaúcho perdeu uma invencibilidade de 102 dias. A última derrota havia sido frente ao Fortaleza, no encerramento do Brasileirão de 2006.
Com o resultado, o time de Mano Menezes permanece com quatro pontos ganhos, acabando o primeiro turno da primeira fase na vice-liderança da chave na Libertadores. O Deportes Tolima lidera com sete. O Cúcuta é o terceiro com três e o Cerro está em último, com apenas um ponto.
O jogo em Ibagué começou de forma muito equilibrada. O Grêmio conseguia segurar muito bem as investidas do Tolima, mas chegava muito pouco ao campo ofensivo. A preocupação de Mano Menezes com o lado direito da defesa tinha fundamento, pois os colombianos tentavam muito o ataque por aquele lado.
O meio-campo do Grêmio não se encontrava em campo. Com Diego Souza e Tcheco muito mal na partida, o time gaúcho demorava até fazer com que a bola chegasse aos atacantes. Lá na frente, Ramón, muito dispersivo, não cooperava em nada com o garoto Éverton, que corria de um lado para o outro atrás da bola. Resultado: o Tricolor não conseguiu uma chance de gol sequer até o intervalo da partida.
O Tolima, mesmo tendo alguns jogadores perigosos, como o baixinho Quintero e o meia Charria, estava longe de dar espetáculo no jogo. O time colombiano chegou ao gol aos 34 minutos e não fez nada muito além disto.
A equipe colombiana abriu o placar depois que Charria recebeu com liberdade pela meia-esquerda e bateu forte. A bola foi no canto e o goleiro Saja espalmou para a frente. Perlaza surgiu em velocidade para completar para o fundo do gol do Grêmio.
A partir do gol do Tolima, o Grêmio apenas olhou o adversário jogar. No intervalo de jogo, Paulo Pelaipe, assessor de futebol do clube gaúcho, deu parecer sobre o que viu no primeiro tempo:
– Saiu barato este 1 a 0.
Mano Menezes voltou para o segundo tempo com Carlos Eduardo na vaga de Diego Souza. A intenção do técnico gremista era aumentar o poderio ofensivo da equipe, principalmente pelo lado esquerdo.
Na retomada do jogo, o Grêmio tentou ir para cima do Tolima, mas sem objetividade nenhuma. Os jogadores gaúchos continuavam muito mal, errando muitos passes e caindo no chão após qualquer toque dos colombianos.
O time da casa só não ampliou o marcador na etapa final graças ao goleiro Saja. Já o time gremista teve sua última chance em uma falta na entrada da área aos 45 minutos do segundo tempo. A expectativa era grande, mas Lúcio chutou em cima da barreira e levou o técnico Mano Menezes a loucura no banco de reservas.
No dia 27 de março, uma terça-feira, o Grêmio terá a oportunidade de se vingar do Tolima dentro do Estádio Olímpico. O jogo será às 21h30min, em Porto Alegre. Para não ver sua situação virar dramática dentro do Grupo 3, o time de Mano Menezes precisa obrigatoriamente dos três pontos.
VINICIUS REBELLO
vinicius.rebello@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.