| 19/12/2006 12h37min
O governo do Vietnã confirmou hoje o aumento dos registros da cepa H5N1 da gripe aviária no Sul do país, depois do anúncio, neste ano, da contenção da epizootia. O diretor da unidade de epidemiologia do Departamento de Veterinária, Hoang Ban Nam, disse que as análises de laboratório de amostras de frangos e patos mortos na semana passada em fazendas das províncias de Mai Cau e Bac Lieu deram positivo para o vírus H5N1.
– Ordenou-se às fazendas onde as aves mortas foram encontradas que sacrifiquem todos os frangos e desinfetem a área – indicou o especialista, que acrescentou:
– A possibilidade de o foco ter se espalhado a outras fazendas é muito alta, especialmente às fazendas nas quais não se vacinou as aves.
Nam explica que os granjeiros deixaram para avisar às autoridades sobre o foco quando o número de animais mortos já era alto demais.
O sacrifício de aves, as campanhas de vacinação e os controles estritos permitiram ao Vietnã conter a epidemia de gripe aviária que apareceu no país em dezembro de 2003.
Desde novembro do ano passado, as autoridades sanitárias não haviam informado sobre morte de pessoas ou animais por causa do vírus H5N1.
Cerca de 83 milhões de frangos e 43 milhões de patos foram vacinados na última campanha realizada este ano.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.