| 17/11/2006 20h37min
Pouco menos de um ano depois de voltar à elite do futebol brasileiro, o Grêmio pode garantir outro retorno neste sábado. A partir das 18h10min, o tricolor gaúcho recebe o Santa Cruz, no Olímpico, precisando de apenas uma vitória para garantir matematicamente a vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América, competição que já venceu duas vezes.
Faltando três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o time do técnico Mano Menezes é o terceiro colocado na tabela, com 61 pontos, atrás apenas do São Paulo, com 73, e do Inter, com 66. Como o Inter, atual campeão da América, já tem vaga garantida, o Grêmio só precisa terminar a competição à frente do Santos, que tem 59 pontos, para garantir seu lugar na fase de grupos.
A tarefa parece não ser das mais difíceis. Afinal, ó adversário deste sábado já tem seu futuro definido: voltar a Série B em 2007. Ao contrário do Grêmio, o Santa Cruz fez uma péssima campanha no ano de seu retorno à elite. O time pernambucano é o lanterna, com apenas 28 pontos, e já está rebaixado. Acumula 21 derrotas, sete empates e sete vitórias. Apenas uma delas fora de casa.
Apesar dos números opostos, o discurso no Olímpico é de respeito ao adversário. De acordo com os jogadores do Grêmio, o fato do Santa Cruz entrar em campo sem almejar mais nada no campeonato o torna um adversário mais perigoso. Além disso, os jogadores do time pernambucano querem garantir um bom contrato em 2007.
– É uma situação diferente, a gente não pode negar isso. Mas temos que encarar com muita seriedade. Os jogadores que vêm atuar aqui contra o Grêmio são atletas que de repente estavam no banco e querem mostrar que tem condições de ir para outro clube. Temos de nos preparar para um confronto perigoso – previu o lateral Patrício.
O time estava encaminhado, mas surgiu uma dúvida de última hora no treino desta sexta. O meia Hugo sentiu um desconforto muscular e terá de ser reavaliado pelo departamento médico. Caso não possa atuar, Ramón entra no meio. O lateral Alessandro, que tem se destacado nas últimas partidas, segue atuando no meio.
Já no Santa Cruz, o técnico Fito Neves deverá escalar o time no esquema 3-5-2, para reforçar o sistema defensivo. Com a saída do volante Augusto Recife, que retornou ao Cruzeiro, Sidrailson entra no time. O treinador também deve apostar nos jogadores jovens. O meia Jairo será deslocado para o ataque para jogar ao lado de Jorge Henrique, também improvisado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.