| 10/07/2006 09h57min
Menos de 24 horas após a conquista de quarto título da Itália em Copas do Mundo, a imprensa mundial destaca o feito da seleção de Marcello Lippi. Em comum, a superação dos italianos, a pressão dos franceses e, naturalmente, a expulsão de Zidane em sua última partida.
A Gazzetta dello Sport se gaba em sua capa. “O mundo aplaude a Itália”, diz o jornal do país campeão, que lembra que a nação se pintou de azul após a decisão. "O Mundo pertence a nós", diz o La Reppublica. "Somos campeões porque somos italianos" concorda o Corriere della Sera. Já o francês L’Equipe apenas lamenta a derrota: “Sinfonia inacabada”.
Na Argentina, o El Clarín e o Olé relembram quem sai coroado da Copa do Mundo. “Toda a glória é da Itália”, diz o primeiro. “A Copa é bela”, completa o segundo, que destacou a atuação do árbitro argentino Horácio Elizondo na final. “Itália é o novo campeão mundial”, resume o La Nación.
Na Suécia, o Aftonbladet segue a mesma linha, embora de maneira menos comedida. “Os novos reis do futebol mundial”, apresenta o periódico escandinavo, enquanto o belga Le Soir comemora: “Viva Itália!”
Na revista norte-americana Sports Illustrated, a manchete está em italiano: "Bravissimi!". O site da rede de TV britânica BBC, que havia enfatizado o autor do gol decisivo, preferiu fechar o foco sobre Zizou. Trocou o "Grosso assina o gol decisivo depois do erro de Trezeguet" por "Gallas diz que Zidane foi provocado".
Na Espanha, o As também destaca o ato do camisa dez da França, lembrando que ele foi do céu ao inferno entre cobrar o pênalti no primeiro tempo como o tcheco Antonín Panenka fez na Eurocopa de 76 e ser expulso pela cabeçada no peito de Materazzi. O El Mundo Deportivo recorda a superação da Azzurra: "A França foi superior durante a partida e a prorrogação, mas não soube traduzir isto no resultado".
Em meio às comemorações pelo quarto lugar e à discussão se Felipão permanece como treinador da seleção local, os jornais portugueses acharam algum espaço para o tetracampeonato italiano. "Desempate por pênaltis dá quarto título à Azzurra" é a manchete na capa do A Bola. "Itália faz tetra" aparece no canto da primeira página do Record. "Tetracampioni" diz o O jogo.
Na terra da Copa, nada de tristeza. O jornal sensacionalista Bild pede: "Celebremos os campeões mundiais italianos", enquanto a revista Kicker destaca dois dos heróis: "Lippi triunfa com Totti".
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.