| 03/07/2002 22h52min
O Figueirense bateu o Avaí por 3 a 1 nesta quarta-feira, 3 de julho, ficou a um empate do título estadual e ainda registrou a seu favor o milésimo gol em clássicos, marcado por Renato Martins. O alvinegro joga agora pelo empate na próxima quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, para sagrar-se campeão catarinense pela 11ª vez. Já o Avaí tem de vencer no tempo normal e na prorrogação para conquistar a taça do returno do Octogonal e, assim, adiar a decisão do Catarinense 2002.
Foi um jogo de pouca qualidade técnica. Não pela vontade dos dois técnicos ou pela postura dos jogadores. Mas porque o gramado escorregadio prejudicava as jogadas de habilidade, assim como os zagueiros e volantes levavam a melhor sobre os meias e atacantes. No primeiro tempo, o Furacão controlou melhor a posse de bola, e marcava sob pressão a saída de jogo, mas as chances não apareciam. Saiu na frente em um lance casual, no gol contra de Marcelo Miguel, creditado para Dauri.
No segundo tempo, o Leão voltou melhor e passou a comandar as ações, pressionando bastante. Chegou ao empate com o predestinado Adriano Raio. Mas, na base dos contra-ataques, e atuando no erro do adversário, o Figueira construiu a vitória com gols de Renato Martins e Marquinhos Paraná.
O jogo desta quarta vai ganhar um capítulo separado na história dos clássicos. Aos 24 minutos do segundo tempo, Renato Martins marcou o milésimo gol dos confrontos entre os rivais da Capital. Além do feito antológico, o gol também foi decisivo para a história do jogo, pois foi marcado instantes depois do empate do Avaí.
O detalhe é que Milton teve a chance de ser esta estrela dois minutos antes, quando desperdiçou, chutando por cima da trave, uma chance espetacular, após invadir a área sozinho. O nome de Renato Martins vai ficar registrado para sempre nos livros especializados, mas a justiça também deve ser feita a William, o grande nome da partida.
O jogador foi incansável durante os 90 minutos, marcando e avançando em contra-ataques com a mesma disposição, e influi diretamente nos três gols do Figueirense. O problema é que o jogador, que já começa a conquistar o posto de ídolo da torcida alvinegra, não vai disputar o jogo da próxima quarta, que pode ser o último do campeonato. Recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão.
– O grupo é qualificado e quem entrar pode manter o mesmo nível ou se sair até melhor – declarou, com humildade.
• Confira a tabela de jogos e a classificação do Catarinense 2002 no especial do clicRBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.