| 23/02/2006 14h17min
O Ministério da Agricultura francês informou hoje sobre o primeiro caso suspeito de gripe aviária em uma fazenda avícola de perus, situada no departamento de Ain, leste do país, onde na semana passada foi encontrado o primeiro pato silvestre infectado com o vírus H5N1.
Os resultados definitivos das análises só serão divulgados amanhã, os animais serão sacrificados ainda hoje "conforme as disposições regulamentares", disse o ministério em comunicado.
Um porta-voz do ministério disse que é "quase certo" que se trata da gripe aviária, e afirmou que o dispositivo de emergência previsto para estes casos já foi iniciado.
Foi constatada uma forte mortalidade esta manhã nessa fazenda avícola de mais de 11 mil perus, e o veterinário suspeitou que era devido à gripe aviária, disse o Ministério da Agricultura em comunicado.
– O granjeiro receberá a indenização prevista – acrescentou o ministério ao anunciar o sacrifício dos animais esta tarde.
A fazenda fica na zona onde foi encontrado no último dia 13 um pato silvestre que do vírus altamente patogênico H5N1, o primeiro infectado encontrado no país. Um segundo caso de gripe aviária em um pato silvestre encontrado na mesma zona foi confirmado esta manhã pelas autoridades.
Dentro do plano de emergência, a fazenda de perus está isolada, com a proibição de que nenhuma pessoa entre ou saia da exploração exceto em caso de necessidade, e deve haver um dispositivo de desinfecção dos veículos.
Foram fornecidos os equipamentos de proteção aos agentes habilitados a intervir na zona assim como o granjeiro, disse. Além da zona de proteção em um raio de três quilômetros estabelecida entorno da fazenda, há um perímetro suplementar de vigilância de sete quilômetros.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.