| 10/01/2006 07h00min
Os primeiros cinco dias de trabalho de 2006 do jogador Roberto Minuzzi, 24, foram de boas novas e futuro promissor. Na terça-feira passada, dia exato em que completou sete meses da cirurgia para a correção em um aneurisma na artéria aorta e da volta das atividades no Minas, o ponta caxiense deu início ao processo de condicionamento físico. Primeiro passo concreto para sua volta à equipe, aos jogos e, quem sabe, à seleção brasileira.
O trabalho físico, intercalado com testes ergométricos, teve um começo com resultados acima do esperado.
– No primeiro dia a indicação do médico no teste era de fazer 15 minutos de esteira com esforço. Fiz 25 minutos e só parei pois já era suficiente para a avaliação. As arritmias, que antes algumas vezes ocorriam, não aconteceram. E agora, se for detectada alguma, a tendência é que seja muito leve, o que é normal – conta Minuzzi.
Isso porque, o limite de 130/140 batimentos por minuto no auge do esforço deve chegar a cerca de 100 quando o atleta adquirir o condicionamento físico ideal.
Nesta segunda-feira Minuzzi deu início a uma nova etapa. O ponta retornou aos treinos com bola. O trabalho ainda será monitorado, por meio de um novo aparelho, adquirido pelo clube para avaliar o quadro geral do atleta. Dentro de cerca de dois meses, o caxiense será submetido a uma avaliação para liberá-lo para voltar ao grupo de jogadores.
– O pensamento otimista é que eu volte a jogar no começo de março. Mas daí será preciso levar em conta também o meu condicionamento técnico e meu ritmo. A cada dia estou mais confiante, e os médicos mais tranqüilos.
Antes de voltar às quadras e nos primeiros dias de volta aos treinos com bola, a equipe do Minas estará fora de Belo Horizonte. Para Minuzzi, isso até veio a calhar.
– Dá uma vontade enorme de entrar no treino e jogar quando o resto do grupo está aqui. Eu me seguro, pois sei que tenho que respeitar as etapas. E saber que a equipe está indo bem ajuda a que eu não sinta nenhum tipo de pressão de ter de voltar correndo para ajudá-los.
Melhor atacante em três edições da Superliga, sendo duas vezes atuando pelo Minas, Roberto Minuzzi retornou a Belo Horizonte, sede da equipe, no começo de dezembro, ao mesmo tempo em que se iniciava a edição 2005/2006 da competição. Os mineiros, grandes apreciadores e incentivadores do vôlei, recepcionaram o atleta caxiense dá melhor forma possível.
– Fui assistir ao primeiro jogo. Os times já estavam no aquecimento e eu entrei no ginásio para ir sentar nas arquibancadas. A torcida inteira começou a gritar meu nome e aplaudir.
O carinho que o povo de Belo Horizonte e que o Minas demonstram são motivo de orgulho para Minuzzi:
– É um clube enorme, de grande tradição no vôlei. Já passaram tantos jogadores de nome, já ganharam tantos títulos. Sou muito agradecido pela atenção e confiança que todos têm depositado em mim.
MARISA PEREIRA/PIONEIROGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.