| 15/01/2003 10h24min
Porto Alegre poderá deixar de sediar aquele que foi o evento que inseriu a Capital no cenário internacional: nos próximos dias 21 e 22, reunião do comitê internacional decide poderá confirmar a realização da edição de 2004 do Fórum Social Mundial na cidade de Hyderabad, no centro-sul da Índia. Até o momento, a região indiana é op destino preferencial.
Também chamada de Cyberabad, em razão da projeção como centro de tecnologia de informação, Hyderabad é a capital do Estado de Andhra Pradesh. Quinta maior cidade da Índia, com 5,2 milhões de habitantes, conta com mais de 150 empresas produtoras de programas e equipamentos de informática, com multinacionais como a Microsoft e a Oracle. O interesse do comitê, entretanto, tem outras motivações.
Maria Luísa Mendonça, da organização não-governamental (ONG) Rede Social de Justiça e Direitos Humanos explica que dois dos atrativos da cidade indiana são os fatos de Hyderabad ter realizado um fórum regional e de a Índia ser um país do Hemisfério Sul. O fórum regional ocorreu na semana passada, entre os dias 2 e 7, com 22 mil pessoas credenciadas. Temas como paz, exclusão social e ecologia foram debatidos em inglês, um dos quatro idiomas falados na cidade (os outros três são línguas asiáticas).
O secretário de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo, Kjeld Jakobsen, afirma que, mesmo que sediado na Índia em 2004, o Fórum deverá voltar para Porto Alegre na edição do ano seguinte. A transferência para a Índia, segundo Jakobsen, se daria por uma questão de "equilíbrio":
– Para eles, é caro vir para Porto Alegre, como seria para nós irmos para lá. Mas é importante difundir o movimento. Para ser mais equilibrado e justo, é razoável que se realize o Fórum lá.
Confira mais informações e serviços do evento no es
pecial Fórum Social MundialGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.