| hmin
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, deverá enviar, em duas semanas, um carta ao ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na qual o estouro da meta oficial de inflação em 2002 será justificado. A medida foi anunciada depois que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta sexta, dia 10, o valor do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao ano passado. Com alta de 12,53%, o indicador registrou o maior valor desde 1995 e superou o teto inflacionário estimado pelo governo, de 5,5%.
Em fevereiro, o governo Lula apresenta outro documento ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A meta acertada para 2002 com o fundo era de 11%.
O BC, segundo seu diretor de Política Econômica, Ilan Goldfajn, mostrará na carta que a estratégia a ser adotada para reduzir o IPCA e trazê-lo à meta fixada para 2003, de 4%, com dois pontos e meio de margem.
Com informações da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.