| 02/04/2008 12h01min
Apesar de considerar justa a expansão da Fórmula-1 ao redor do mundo, Ron Dennis coloca um limite para o número de provas a cada temporada. Para o chefe da McLaren, o calendário de uma temporada da categoria pode ser formado no máximo por 20 etapas.
Em discurso durante o fórum dos esportes a motor, realizado nesta quarta-feira no Bahrein, Dennis elogiou a entrada da F-1 em novos mercados, listando Rússia, Índia, Coréia do Sul e Catar como opções para o futuro, mas declarou ser essencial que o número de grandes prêmios esteja dentro de um “natural limite logístico”.
– Dou as ‘boas-vindas’ a esta expansão e sinceramente elogio Bernie Ecclestone por encabeçá-la. Porém, tenho duas condições: primeiro, que a temporada nunca se expanda para mais de 20 provas, o que eu considero como um limite e, segundo, que nós preservemos a temporada fechada durante o inverno – disse.
Para justificar seu segundo pedido, ele comentou que o período que comumente é deixado para a preparação das equipes é de fundamental importância.
– A pré-temporada é essencial não apenas por razões logísticas, mas também no intuito de levantar uma sensação de antecipação nos corações e nas mentes dos fãs da F-1. Devemos preservar isto – defendeu.
Ainda sobre o futuro da categoria, Dennis deixou claro que a categoria não está imune aos desafios do aquecimento global e elogiou os esforços da FIA para deixar a categoria mais limpa.
– Devemos responder às preocupações com o meio-ambiente e talvez isto exija outras mudanças na regras – prevê.
Uma delas, já ratificada para a temporada 2009, é a implementação do sistema de recuperação de energia cinética (KERS, na sigla em inglês), que visa ao reaproveitamento de energia na forma de calor para mover o carro.
– Se o KERS foi desenvolvido corretamente, será um sistema inovador através do qual o calor produzido pelos freios, que era desperdiçado, poderá ser aproveitado e reutilizado – lembra. – É um meio que pode ser adaptado e então adotada para a produção de carros no futuro. A F-1 se trata de uma vitrine única para difundir mensagens de consciência ambiental. A FIA mostrou uma grande iluminação em encontrar um caminho tão cedo – concluiu.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.