| 16/02/2008 08h15min
Os países da União Européia deram sinal verde ao início de sua missão civil no Kosovo, com a qual pretendem contribuir para a estabilização do território na nova etapa que se aproxima. O início formal da missão foi feito neste sábado, véspera da esperada declaração unilateral de independência da província sérvia de maioria albanesa.
A missão Eulex Kosovo é a operação civil mais importante das empreendidas até agora pela União Européia como parte de sua política de segurança e defesa. Cerca de 2 mil especialistas, entre policiais, juízes, promotores e agentes alfandegários se desdobrarão no território do final de fevereiro até junho, com o mandato de assessorar as autoridades kosovares na construção de um Kosovo "democrático, estável e multiétnico".
Os europeus ajudarão fundamentalmente na luta contra o crime organizado, a corrupção, o funcionamento da justiça e as alfândegas e a manutenção da ordem pública. Em seu componente operacional, a missão será dirigida pelo
general
francês
Yves de Kermabon, enquanto a autoridade política será exercida pelo representante especial da União Européia, o holandês Pieter Feith.
A União Européia aprovou um orçamento de 205 milhões de euros para o primeiro ano e meio da operação, e está prevista uma revisão a cada seis meses.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.