| 03/10/2002 21h26min
O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46,3% das intenções de voto na pesquisa Toledo & Associados, divulgada nesta quinta-feira, 3 de outubro. O candidato da aliança governista (PSDB-PMDB), o tucano José Serra, tem 17,6%, seguido por Anthony Garotinho (PSB), com 14,8%. Os dois estão em empate técnico já que a margem de erro da pesquisa, encomendada pela revista Isto É, é de 2,09 pontos percentuais.
Ciro Gomes (PPS) tem 11,3% e, portanto, também está em empate técnico com Garotinho. José Maria de Almeida (PSTU) aparece com 0,8%. A pesquisa foi realizada entre 27 de setembro e 1º de outubro e ouviu 2.202 pessoas.
Na última pesquisa do instituto, realizada no final de julho, quase um mês antes do início do horário eleitoral gratuito, Lula aparecia com 33,6%, Serra tinha 13,8%, Ciro, 34,3% e Garotinho, 9%.
Pela nova pesquisa, considerando os votos válidos, Lula tem 47,6%, Serra, 18,1%, Garotinho, 15,2% e Ciro, 11,6%.
O cálculo dos votos válidos, no entanto, é diferente do usado pelos institutos Datafolha e Ibope. Estes dois excluem os votos brancos e nulos, como determina a legislação, e desconsideram os indecisos, ou distribuem o total de indecisos de forma proporcional às intenções de voto dos presidenciáveis. Já o Toledo exclui apenas os votos nulos e observa o índice de 20% das duas últimas eleições presidenciais. Segundo o relatório do instituto, "no índice de abstenção considera-se que cada candidato perca eleitores proporcionalmente à intenção de votos medida na pesquisa".
Ainda de acordo a pesquisa, Lula venceria as eleições em eventual segundo turno. Ele derrotaria os principais presidenciáveis com larga margem de votos. Em cenário com o tucano José Serra, o petista ganharia com 58,3% contra 33,8%. Contra Anthony Garotinho, o candidato do PT teria 58,3% dos votos, enquanto Garotinho responderia por 34%. Caso disputasse o segundo turno com Ciro Gomes, Lula ganharia as eleições com 59,5% contra 32,5%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.