| hmin
O Ibope divulgou nesta quinta, 3 de outubro, um levantamento inédito sobre a disputa pelas cadeiras da Câmara Federal. A bancada do PT deverá dar um salto, tornando-se a terceira força da casa, pouco atrás do PFL e do PMDB. A estimativa de composição partidária foi elaborada a partir de pesquisas de intenção de voto para deputado federal feitas ao longo de setembro nos 27 estados brasileiros. O PT passaria a praticamente dividir o poder com o PFL e o PMDB, ficando o PSDB na quarta posição no ranking das maiores bancadas na Câmara dos Deputados.
De acordo com o levantamento, o PFL – hoje com maior número de parlamentares, 97 cadeiras – deverá ter sua bancada diminuída, elegendo entre 77 e 87 deputados. O PMDB poderá eleger, segundo as estimativas, entre 75 e 85 parlamentares – hoje, são 87. O maior salto seria o do PT: entre 73 e 83 deputados d=federais deverão ser eleitos pela sigla. Atualmente, o partido conta com 58 representantes.
Para o PSDB, o cenário não é tão otimista. O Ibope concluiu que os tucanos poderiam ter suas 95 cadeiras atuais reduzidas para 60 ou 70. O partido perde, hoje, apenas para PFL.
O PPB, hoje com 53 representantes na Câmara, poderá eleger entre 45 e 55 deputados federais. Entre 27 e 32 representantes do PTB poderão ser eleitos, número um tanto inferior aos 33 partidários que compõem a bancada atualmente. Atrás, na seqüência, ficariam o PSB, o PL, o PDT, o PPS, o PCdo B, o PV e o Prona.
A estimativa considerou ainda que 59 vagas da Câmara Federal estão sem definição por partido em razão das coligações nos diversos Estados, sem que seja possível indicar a legenda com maior probabilidade de obter a vaga.
O texto do Ibope informa que o PT foi o partido a receber um maior número de voto de legenda, com participação relevante em todos as regiões pesquisadas.
Com informações da Globo News.
Mais informações sobre candidatos, partidos,
pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.