Ambiente | 22/10/2010 11h10min
Se Carrie Bradshaw, a personagem de Sarah Jessica Parker na série Sex and the City, fosse convidada a eleger o melhor lugar do mundo, provavelmente o Lounge América do Norte, da Arquitetaria, seria um forte candidato.
Não que a personagem tenha servido de inspiração para o projeto, mas o espaço de 60m² foi pensado para mulheres como ela: cosmopolitas, que habitam grandes metrópoles da América do Norte e curtem fazer um happy hour após o trabalho com as amigas.
— O lugar que reúne os teus melhores amigos é o melhor do mundo. Por isso, pensamos em um lounge-bar onde fosse possível encontrar pessoas e conversar — explica o arquiteto Nicolas Costa, que assina o ambiente contemporâneo com os colegas Taisa Festugato, Max Manoel, Nicolas Costa e Daniela Motterle.
Uma bancada em gesso acartonado pintada de cinza-claro cumpre a função de bar. Ela se destaca no ambiente por sua face frontal, que ganhou um painel formado por tiras de acrílico coloridas. Fluorescentes instaladas atrás de acrílico branco leitoso iluminam o conjunto. Em frente, banquetas altas com base cromada e assento em plástico ABS.
Escondidos pela bancada, dois balcões paralelos (feitos em MDF com revestimento em laca brilho preta e tampo em granito preto-são-gabriel) apoiam o bar. Nichos de gesso acartonado revestidos por papel de parede, com iluminação pontual, acomodam copos coloridos.
A TV de LCD de 42 polegadas pode ser visualizada de todos os ângulos do Lounge. À frente do bar, foi criada uma espécie de estar, formado por um sofá e duas poltronas de linhas retas em couro branco com pés de metal cromado.
Sobre o tapete bege feito com retalhos de tecidos, o pufe-mesa de couro branco com tampo em imbuia acomoda objetos decorativos.
Relax em um oásis urbano
O ponto inusitado do ambiente fica por conta do espelho d'água junto aos panos de vidro do edifício. Trata-se de um compensado revestido externamente por gesso acartonado pintado de cinza-claro.
Acabamento vinílico no interior da estrutura permite que ela receba água. Pétalas de rosas artificiais dão um toque feminino ao recanto.
— Como o Lounge é um espaço para relaxar, pensamos que a água poderia trazer esse clima — diz Nicolas.
No canto do espelho d'água, pende uma escultura em aço dobrado pintado de vermelho, da artista plástica Elisa Zattera, que representa a mulher na sua essência. A obra é iluminada por uma lâmpada AR-111.
Duas telas em tinta a óleo da artista plástica Elisa Zattera enfeitam a parede atrás do sofá. Elas pertencem a uma nova fase da artista, denominada Cubismo Geométrico. Dupla de dicroicas confere iluminação pontual
Foto:
Ricardo Wolffenbüttel
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.