Carnaval 2012 | 22/02/2012 17h53min
A Unidos da Tijuca é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2012. A escola cantou o enredo O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão sob o comando do carnavalesco Paulo Barros. Seu último título havia sido conquistado em 2010. O Salgueiro ficou com o vice-campeonato, seguido por Vila Isabel, Beija-Flor e Grande Rio.
O desfile
Quando foi anunciado que a Unidos da Tijuca ia pisar na Sapucaí, todos os foliões ficaram na expectativa para saber o que o carnavalesco Paulo Barros iria inovar este ano. A comissão de frente veio com uma grande alegoria representando uma sanfona e dela saia a alma do sanfoneiro. No carro abre-alas, todas as cortes do mundo participaram, incluindo personagens que imitaram os reis Roberto Carlos e Pelé.
O segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira representou bonecos de barro, juntamente com uma ala e um carro com as mesmas características. Dando um brilho especial à Avenida, a frente da bateria veio Gracyanne Barbosa. O coração da escola inovou com sanfonas complementando o som de tamborins e surdos.
Apuração
Após a leitura do primeiro quesito, mestre-sala e porta-bandeira, as favoritas Portela, Vila Isabel e Unidos da Tijuca ganharam notas máximas e dividiram a primeira colocação. A Beija-Flor também recebeu quatro notas dez, mas, antes mesmo de serem reveladas, foi punida com a perda de um décimo por não ter realizado a apresentação da comissão de frente no setor três do sambódromo. Segundo a escola, problemas técnicos no tripé impediram a execução da coreografia.
A Portela saiu da disputa após o julgamento das fantasias, quando perdeu três décimos. Na liderança, Vila Isabel e Tijuca com 60 pontos, e Salgueiro e Beija-Flor logo atrás, com 59.9. Em conjunto e evolução, as duas receberam 30 pontos por quesito, somando 120, e permanecendo na frente.
Ao serem avaliadas alegorias e adereços, a Vila Isabel perdeu três décimos, a Beija-Flor, um décimo, e a Tijuca, um décimo, assumindo o topo sozinha. Somente o Salgueiro recebeu nota máxima, ficando com a segunda posição.
No julgamento da comissão de frente, quem deixou o páreo pelo título foi a Beija-Flor, com menos 0,3. A Vila empatou com o Salgueiro em 179.7 e a Tijuca somou 179.9. Em harmonia, as três que ainda brigavam pelo título receberam mais 30 pontos.
Apesar de ninguém ter tirado quatro notas máximas na bateria, o título da azul e amarela começou a se confirmar. Faltando apenas dois quesitos, ela estava a dois décimos da segunda colocada Salgueiro. Essa diferença permaneceu após a leitura das avaliações dos enredos.
O desfile da Tijuca foi coroado com a apuração do samba-enredo, garantindo o título de campeã do Carnaval carioca.
Notas descartadas
Diferente dos outros anos, quando cinco jurados avaliavam cada quesito e a nota mais alta e a mais baixa eram descartadas, na apuração desta tarde somente quatro pontuaram as agremiações e a nota mais baixa foi desconsiderada.
Rebaixadas
Em 2011, a Cidade do Samba pegou fogo e comprometeu os desfiles da União da Ilha do Governador, Grande Rio e Portela. Para não prejudicar as escolas, ficou decidido que no Carnaval do ano passado nenhuma agremiação seria rebaixada para o Grupo de Acesso e somente a campeã do mesmo grupo subiria. Por isso, 13 escolas passaram pela Sapucaí no domingo e na segunda-feira este ano.
Para voltar a ter somente doze agremiações no Grupo Especial em 2013, Renascer e Porto da Pedra, as duas com notas mais baixas em 2012, caíram para o Acesso. Isso já estava previsto no regulamento.
Classificação geral
1º Unidos da Tijuca - 299,9
2º Acadêmicos do Salgueiro - 299,7
3º Unidos de Vila Isabel - 299,5
4º Beija-Flor de Nilópolis - 298,9
5º Acadêmicos do Grande Rio - 298,3
6º Portela - 297,2
7º Estação Primeira de Mangueira - 297
8º União da Ilha do Governador - 296,2
9º Mocidade Independente de Padre Miguel - 295,8
10º Imperatriz Leopoldinense - 295
11º São Clemente - 294,7
12º Unidos do Porto da Pedra - 291,7
13º Renascer de Jacarepaguá - 290,2
Bem, parabenizo a escola campea do Rio, mas fico me perguntando; fiquei a noite inteira assistindo ao carnaval, avaliando os quesitos julgados, e nao entendi o porque que a porto da pedra e a renascer foram rebaixadas, vi desfiles menos empolgantes,Imperatriz, Mocidade, entre outras tiveram erros de evoluçao e harmonia, e mesmo assim continuam no grupo especial, acho que esta na HORA de mudar os criteiros de escolha do juri, acredito que os mesmos acabam por se transformarem em incopetentes na hora de julgar com toda credibilidade,.... Enfim acho que as escolas devem receber a oportunidade como igual, pois assim fica dificil manter-se no grupo especial com tanto erro de julgamento.
PARABENS JOSE LUIZ. PERFEITO O TEU COMENTARIO.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.