Carnaval 2012 | 11/02/2012 11h50min
Está chegando a hora! Na próxima sexta-feira e no próximo sábado, as dez escolas do Grupo Especial da Capital estarão levando milhares de componentes para a passarela Carlos Alberto Barcellos Roxo, no Sambódromo do Porto Seco. Faltando menos de uma semana para os esperados desfiles, o Diário Gaúcho apresenta para você três desses foliões, como legítimos representantes do talento e da alegria do povão carnavalesco.
O talento da juventude
É com muita garra, carisma e dedicação que o primeiro casal de passistas da Império
da Zona Norte, Sarah Aline Ourives Amorim e Carlos Henrique Silva da Luz, leva o talento da juventude para a Passarela do Samba. Ela tem 24anos e ele, 17. Eles defendem as cores da escola e encantam o público ao mostrar o seu samba no pé.
- É muito bom quando o nosso trabalho é reconhecido. Tem que estar tranquila e fazer o que eu faço o ano todo: sambar - avalia Sarah.
O amor ao Carnaval vem de família, e aos sete anos, ela já desfilava em uma ala infantil da Bambas da Orgia. Desde lá, a moradora da Vila Jardim não abandonou mais a
folia, até ser convidada para ser passista da Império, em 2010, e conquistar o que
sempre foi o seu sonho.
Parceria de sucesso
No ano passado, teve início a parceria com Carlos. Ele também traz desde pequeno a paixão pela festa, e aos oito anos já brilhava na avenida. Sua evolução conduziu o talentoso passista a um lugar de destaque.
- A gente tem que crescer dentro doCarnaval. Tem responsabilidade, mas é algo que a gente gosta de fazer - afirma o jovem, que mora em Gravataí.
Os dois sempre procuram se aprimorar, assistem a vídeos de dança, buscam referências. O resultado de tanta dedicação e amor à folia promete ser um grande espetáculo quem estiver nas arquibancadas do Porto Seco.
Muito samba no pé
Carisma, simpatia, elegância e samba no pé. Essas são as características básica de uma rainha de bateria. Preenchendo esses pré-requisitos, a rainha de bateria da Bambas da Orgia, Mahara Ferreira, 19 anos, afirma que o amor pela escola vem de berço.
Filha da expassista da Bambas Saionara Ferreira, Mahara tenta seguir os passos da mãe. Seu primeiro desfile foi aos seis anos de idade. Foi rainha da escola em 2011 e chegou a primeira princesa do Carnaval de Porto Alegre.
- Depois da primeira vez que desfilei, não quis mais parar. Sempre tive o apoio da minha mãe, e não me vejo em outra escola que não seja a Bambas da Orgia - explica Mahara.
Orgulhosa, a mamãe Saionara explica que nunca obrigou Mahara a ser bambista, mas percebeu que o amor da filha pela escola foi crescendo junto com ela.
- A Mahara sempre foi livre para escolher qual caminho seguir. Ela já pensou em ser porta-estandarte, porta-bandeira e passista, mas fiquei muito feliz quando ela virou rainha da escola - conta Saionara.
Representando uma guerreira, Mahara vai defender os ritmistas da sua escola na avenida.
Este guri joga em todas
Ele adora chamar atenção, mas nem precisa de muito esforço para que a plateia se derreta quando brilha junto da vermelho-e-branco. Aos oito anos, Walisson Caiauã, o
Neni, já tem fãs e faz bonito tanto como mestre-sala quanto no coração da Imperadores do Samba, a bateria.
- Nós o chamamos de homem-banda porque ele domina todos os instrumentos. Durante três anos, ele saiu na harmonia (desde 2009), mas agora que já tem mais responsabilidade, irá com um surdo de terceira - conta Alessandro Machado dos Santos, 39 anos, o Mestre Brinco, pai do guri.
A estreia de Walisson, sob a regência do pai e a corujice da mãe, Giórgia Silva, 35 anos, que é ritmista, é encarada com naturalidade pelo pequeno sambista.
- Ele sabe é que vai ser do Carnaval. Assim que saiu do hospital quando nasceu, o Neni veio direto para a quadra. Os aniversários dele são comemorados aqui - observa Brinco.
Entre surdos e repiniques, o mascote da bateria da Imperadores está pronto para fazer bonito e encantar neste Carnaval.
Fique ligado!
Ingressos
- A venda de ingressos para os desfiles oficiais do Carnaval de Porto Alegre ocorrerá no mezanino da Usina do Gasômetro na terça e quartafeira. Cada comprador poderá adquirir no máximo seis ingressos, ao custo de R$ 10,00 cada. Idosos (acima de 60 anos) têm desconto de 50%, apenas no próprio ingresso. Crianças até seis anos não pagam ingresso. Os ingressos que sobrarem serão vendidos na bilheteria do Complexo Cultural Porto Seco.
- Deficientes físicos e cadeirantes terão um espaço especial no setor 5. Também haverá unidades de prontoatendimento com capacidade para socorrer vários pacientes. Dois médicos, duas ambulâncias, três enfermeiras e mais alguns técnicos de enfermagem realizarão os atendimentos.
- Quem comprar ingresso para o setor 1 circulará apenas nesse local, que estará dotado de quiosques, sanitários tipo contêiner (com água corrente e luz). Não será possível circular pelos outros setores, como acontecia em outros anos.
- Limitação no número de saídas: Só será possível deixar completamente o local uma única vez. Isso possibilita ao folião, por exemplo, desfilar por sua escola e depois retornar a seu lugar nas arquibancadas. Não será possível entrar e sair do setor indefinidamente.
Na tevê
- Nos dias 17 e 18 de fevereiro, a RBS TV transmite com exclusividade o desfile das dez escolas de samba do Grupo Especial. Serão duas noites de transmissão, ao vivo do Complexo Cultural Porto Seco, com a ajuda do RBS COP. A apresentação será de Maurício Saraiva e Regina Lima, com comentários de Cláudio Brito, César de Lucena, Renato Dornelles e Luiz Armando Vaz.
DIÁRIO GAÚCHOGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.