clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/02/2012 05h20min

Linha do tempo: confira a cronologia da greve dos PMs na Bahia

Paralisação chega ao nono dia nesta quarta-feira com ameaça de encerrar os festejos de Carnaval

Já no nono dia de paralisação dos policiais militares na Bahia, mais de 500 pessoas se concentram na sede do Legislativo do Estado e prometem resistir no prédio, invadido na madrugada de segunda-feira. A 50 metros do prédio, é possível ouvir os cânticos dos policiais: “a PM parou, o Carnaval acabou, ô ô ô”.

Porém, não são só os festejos que estão ameaçados na pátria do Carnaval de rua. A paralisação provocou uma onda de violência sem precedentes na Bahia, com disparada no número de homicídios e de saques a estabelecimentos comerciais. Já foram contabilizados 120 assassinatos desde o início da greve.

Como os PMs cruzaram os braços, cabe ao Exército e à Força Nacional de Segurança Pública patrulhar as ruas de Salvador. O Pelourinho, o Jardim de Alá e os principais terminais de transbordo de ônibus da capital baiana foram ocupados pelos militares das Forças Armadas. Nem isso conseguiu impedir saques generalizados.

No bairro Pernaúbas, homens mascarados obrigaram o comércio a fechar as portas, sob ameaça de depredação. Em Periperi, no subúrbio, cartazes foram colados nos muros, ordenando que as lojas e bares não abrissem.

Confira na linha do tempo, o histórico da greve dos PMs baianos:

31 de janeiro


Foto: Margarida Neide/AE

Após assembleia de uma das nove associações que representam a categoria, PMs entram em greve por tempo indeterminado na Bahia. O governo não reconhece o movimento.

1º de fevereiro

 
Foto: RAUL SPINASSÉ/AE

Por meio de liminar, a Justiça decreta a ilegalidade da greve de policiais militares. Começam a chegar a Salvador contingentes da Força Nacional de Segurança e do Exército para atuar no policiamento. Policiais em greve entram em confronto com militares em exercício.

2 de fevereiro

 
Foto: CLAUDIONOR JUNIOR/AE

Salvador registra alta do número de assassinatos e de ataques ao comércio. Shows são cancelados e lojas fecham com a onda de violência.

3 de fevereiro

 
Foto: ARESTIDES BAPTISTA/AE

Pelo menos cinco lojas de eletrodomésticos foram saqueadas em bairros centrais de Salvador. Segundo testemunhas, grupos grandes de mais de 30 pessoas, a maioria encapuzada e algumas armadas, promoveram o arrombamento e o furto de mercadorias dos estabelecimentos que estavam fechados na hora dos ataques.

4 de fevereiro

 
Foto: Lúcio Távora/AE

O governador da Bahia, Jaques Wagner, diz que os PMs em greve promovem um "banho de sangue" para amedrontar a população baiana. Manifestantes continuam com onda de saques e incendeiam lojas.

5 de fevereiro

 
Foto: Adenilson Nunes/SECOM

Um dos 12 policiais grevistas que tiveram a prisão decretada pela Justiça é detido. O PM é suspeito de formação de quadrilha e roubo de um carro da corporação. O Exército usa blindados Urutu para patrulhar as ruas de Salvador.

6 de fevereiro

 
Foto: Lúcio Távora/AP

Invadida por grevistas, a Assembleia Legislativa da Bahia é cercada por tropas do Exército. A luz é cortada no local, e manifestantes e militares entram em confronto.

7 de fevereiro

 
Foto: Arquidiocese de Salvador/Divulgação

Reunião entre policiais e governo termina sem acordo. Polícia Federal prende segundo líder da greve da PM na Bahia.

ZERO HORA
Patrocinado por:
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.