clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Carnaval 2012  | 06/02/2012 17h10min

Destaques revelam como se preparam para encarar os desfiles

Passistas, mestre-salas, portas-bandeiras e intérpretes contam seus hábitos

Gisele Mendonça  |  gisele.azevedo@diariogaucho.com.br

Faltando duas semanas para o Carnaval, cada destaque tem as suas manias no dia do desfile, como ficar sem comer, ou passar duas horas rezando. Se para alguns a rotina antes da folia se tornou um hábito, para outros é só mais uma parte da preparação antes das apresentações no Complexo Cultural do Porto Seco.

A primeira porta-bandeira da Imperadores do Samba, Fernanda Costa, 30 anos, se prepara durante o ano todo. Junto com o mestre-sala Tiago Nascimento, 24 anos, o Tyka, ela faz ensaios técnicos durante todo o inverno. Quando chega, o verão além das apresentações na quadra da escola, eles ensaiam no Sambódromo. No dia do desfile, Fernanda procura fazer alimentações leves, mas que contenham bastante energia, como saladas, massas e frutas.

– Eu costumo comer normalmente. Duas horas antes de desfilar, eu não bebo nada para que não me dê vontade de ir ao banheiro depois que eu já estiver com a fantasia. Para ter certeza de que dará tempo de me vestir, costumo chegar três horas antes no barracão. Assim, posso fazer tudo com tranquilidade – conta Fernanda.

O mestre-sala da Embaixadores do Ritmo, José Wilson da Rosa Fernandes, o Kell Fernandes, tem uma rotina um pouco mais intensa. Ele e sua porta-bandeira, Thauane Centeno, ensaiam de três a quatro vezes por semana. Quando não estão juntos, procuram ensaiar individualmente para consertar os erros.

– Desfilo há quatro anos, mas esse é o meu primeiro como mestre-sala. Ainda não combinei nada especial com a Thauane, mas, com certeza, vou encontrá-la horas antes do desfile para entrarmos em harmonia e combinar algumas coisas finais – explica Kell.

O primeiro passista da Bambas da Orgia, Adilson da Silva Santos, 31 anos, no dia do desfile procura investir mais no café da manhã. Durante o dia ele se alimenta de coisas leves como carne branca, saladas e frutas e tomando isotônicos. Para relaxar as pernas, a dica é fazer massagem.

– Eu gosto de fazer massagens no dia, isso me relaxa muito, principalmente nas pernas, já que elas que são o foco principal para o meu desfile. Outra coisa que gosto é olhar os outros desfiles, assim sei mais ou menos o que já foi feito e não corro o risco de fazer igual – explica Adilson.

Responsável pela voz que embala o samba, o intérprete da Protegidos da Princesa Isabel, Fábio Ananias, 29 anos, conta que, no dia do desfile, há uma mudança na sua alimentação.

– Não tomo nada gelado. Procuro beber bastante líquido e como maçã. Digo os mesmo para os outros componentes da equipe – aconselha Fábio.

Além do cuidado com a voz, Fábio gosta de se juntar com todos da harmonia bem antes do desfile para depois seguirem para o Porto Seco.

– Aprendi isso com o intérprete da Império da Zona Norte, Sandro Ferraz quando eu era da harmonia dele e sempre deu certo. Agora, é a minha vez de fazer isso com a harmonia da Protegidos.

DIÁRIO GAÚCHO
Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Tiago, Tyka Nascimento e Fernanda Costa
Foto:  Luiz Armando Vaz  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Patrocinado por:
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.