Carnaval 2012 | 01/02/2012 20h29min
Algumas figuras do nosso Carnaval são fundamentais. Mesmo com tamanha importância, elas não têm tanta visibilidade como outras. É o caso das costureiras.
São homens e mulheres que viram a noite fazendo fantasias para o desfile e roupas para os destaques como mestres-salas, porta-bandeiras e passistas se apresentarem nas quadras.
Conheça uma dessas personagens. Dona Sirlei Santos de 63 anos, é costureira do Carnaval há mais de 20 anos. Ela já costurou roupas para quase todos os destaques de Porto Alegre. Suas clientes mais antigas são a ex porta-estandarte Onira Pereira e a Presidente da Bambas da Orgia Rosalina Conceição. Atualmente, trabalha na fantasia do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Bambas e da Corte do Carnaval de 2012.
Segundo Sirlei, cada fantasia leva em média um dia para ser confeccionada, assim como as roupas de show. Para ter uma fantasia feita por Sirlei, é preciso marcar hora. O molde e o corte do tecido são feitos no corpo do cliente para evitar futuro ajustes.
Sirlei fala com orgulho da profissão que escolheu.
– Faço tudo com muito amor. Tenho muito orgulho quando vejo as roupas que fiz passando na televisão – alegra-se.
Preocupada com a qualidade e acabamento, dona Sirlei conta com o auxílio das filhas Vânia de 31 anos e Cristina Santos de 42 anos.
– Mesmo ela sendo nossa mãe, aqui no atelier ela nos cobra como se não fossemos da família e, sim, apenas funcionárias – conta Cristina
DIÁRIO GAÚCHO
Sirlei Santos e sua filha Cristina dando os acabamentos na fantasia
Foto:
Gisele Azevedo
/
Diário Gaúcho
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.