Carnaval 2012 | 21/01/2012 10h35min
Faltando menos de um mês para o Carnaval, o Diário Gaúcho faz um desafio ao leitor: você é capaz de avaliar uma escola de samba, quesito a quesito?
Em Porto Alegre, são oito os itens em julgamento. Dois deles ligados à dança (evolução e mestre-sala e porta-bandeira), três à música e ao ritmo (harmonia, bateria e música-enredo) e três ao visual (enredo, fantasias e alegorias). Veja aqui algumas sobre o que deve ser observado e levado em consideração em um desfile.
- Os quesitos
EVOLUÇÃO
- É o movimento progressivo da escola na passarela. Nas alas (à exceção das coreografadas), os componentes dançam de forma independente. Mas é necessária uma integração da dança com o ritmo (cadência da bateria).
Devem ser observados:
- A fluência da apresentação.
- Espontaneidade, empolgação, vibração e vigor dos desfilantes.
- A coesão do desfile (manutenção de espaçamento entre alas e alegorias).
Devem ser penalizados:
- Retrocesso ou retorno de alas (exceto os setores das escolas com livre movimentação, como diretores de harmonia e bateria).
- Buracos (espaços demasiados entre alas e alegorias).
- Eventuais correrias e embolação de alas.
MESTRE-SALA/PORTA-BANDEIRA
- Precisam executar um bailado próprio no ritmo do samba (sem sambar), com passos e características próprias. Ele precisa fazer reverências e giros. A ela, cabe conduzir o pavilhão da entidade. Ambos devem demonstrar graça, elegância, postura e harmonia entre si.
Devem ser observados:
- Combinação harmônica dos movimentos do casal.
- Postura na forma de conduzir e apresentar o pavilhão com altivez, simpatia e elegância.
Devem ser penalizados:
- Se o mestre-sala permanecer excessivamente de costas para a porta-bandeira.
- Se o mestre-sala deixar a banderia bater em seu rosto.
- Se a porta-bandeira deixar o pavilhão enrolar no seu corpo ou no próprio mastro.
BATERIA
- É ela quem sustenta o ritmo e o andamento (cadência) do desfile. É necessário um entrosamento dos naipes (grupos de instrumentos), que possibilite que todos sejam ouvidos.
Devem ser observados:
- A manutenção regular e a sustentação da cadência da bateria em consonância com o samba. O andamento rítmico não deve nem diminuir nem acelerar durante o desfile.
- O entrosamento, com a perfeita combinação dos sons emitidos pelos vários instrumentos.
- A retomada: no caso de a bateria executar uma convenção ou paradinha, precisa voltar com precisão no mesmo andamento.
Devem ser descontados:
- Descompasso, que é o "atravessar" o samba (quando a bateria provoca o desentrosamento entre o ritmo com o canto, ou mesmo dos instrumentos entre si).
- Uma eventual mudança no andamento da bateria.
HARMONIA
- A grosso modo, é o perfeito entrosamento entre o ritmo da bateria, o grupo do carro de som (puxadores e instrumentos de corda) e o canto dos componentes da escola.
Devem ser observados
- O entrosamento, com a combinação entre o canto e o ritmo - o compasso da música e a marcação da bateria.
- A constância, com a manutenção da intensidade do canto durante todo tempo de desfile.
- A sintonia, com todos os componentes cantando, ao mesmo tempo, os mesmos versos da letra.
Devem ser descontados:
- Eventuais atravessamentos do samba.
- Se parte dos componentes não cantarem.
SAMBA-ENREDO
- Como representacão musical do tema, é avaliado pela letra e pela melodia.
Devem ser observados
- Se a letra está adequada ao conteúdo do enredo proposto.
- Se o samba tem riqueza poética.
- Se há "casamento" perfeito entre letra e melodia.
- Se a melodia permite uma perfeita evolução da escola, com vibração e empolgação.
Devem ser penalizados
- Erros de Português na letra.
- Desentrosamento entre a letra e sua linha melódica.
- Falta de riqueza poética ou melódica.
ENREDO
- É a peça literária na qual se baseia todo o roteiro de desfile. Precisa ser avaliado de acordo com a leitura (que deve ser de fácil entendimento), feita a partir dos elementos que contam a história proposta.
Devem ser observados:
- Se o roteiro proposto está sendo seguido (a ordem sequencial de alas e alegorias anunciadas previamente pela escola deve ser cumprida no desfile).
- Se o enredo está fiel e claramente identificado na concepção das fantasias, alegorias e na letra do samba.
Devem ser penalizados
- Eventuais trocas de ordem (inversões) no roteiro do desfile.
- Eventuais inadequações (como alegorias ou fantasias que não tenham relação com o enredo).
FANTASIA
- Incluem a vestimenta, os calçados e coberturas de cabeça dos componentes e devem ilustrar o enredo.
Devem ser observados:
- A concepção e a adequação das fantasias ao enredo.
- A criatividade.
- A impressão harmoniosa causada pelas formas, adequação de materiais e cores.
- A capacidade de permitir a livre e espontânea movimentacão dos desfilantes.
- Os acabamentos e os cuidados na confecção.
Devem ser penalizados:
- A falta de uniformidade de detalhes dentro das mesmas alas (chapéus, calçados, ou vestimentas diferentes).
- A ausência significativa de chapéus, sapatos e outros complementos das fantasias.
- Se as fantasias forem perdendo peças durante o desfile.
ALEGORIA
- É a representação plástica e ilustrativa do enredo, composta pelos elementos sobre rodas.
Devem ser observados:
- A concepção, que é a originalidade com que foram concebidas as alegorias.
- Os efeitos e a impressão causados pelas formas, composição, utilização e distribuição de materiais e cores.
- O acabamento - esmero com que foram confeccionados e decorados as alegorias.
- A adequação ao enredo.
Devem ser penalizados:
- Se a estrutura do carro estiver visível, devido a problemas no revestimento.
- Se as alegorias não contarem o enredo.
DIÁRIO GAÚCHO
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