Carnaval 2012 | 20/01/2012 19h09min
A participação dos integrantes na avenida é fundamental para a escola que está desfilando. No quesito harmonia, é avaliado todo o conjunto musical da agremiação.
– Os jurados analisam os arranjos elaborados, as vozes e cordas têm que estar afinados, mas principalmente se a escola toda está cantando o samba – explica o diretor de harmonia da União da Vila do IAPI, Victor Nascimento.
Assim como todo o quesito, as harmonias das escolas se preparam antes mesmo de iniciar o pré-carnaval.
– Passamos durante o ano nos encontrando para elaborar o repertório. Assim eu, junto com a equipe, exercitamos as vozes e pesquisamos qual seria o arranjo ideal – afirma o diretor de harmonia da Império da Zona Norte Sandro Ferraz.
Para ter o controle das alas, as escolas fazem ensaios técnicos nas suas quadras.
– Durante três segundas teremos ensaios com as alas, destaques de carro e grupo-show aqui na quadra, fazendo com que eles cantem o samba durante uma hora. Nesse dia, a harmonia musical e bateria cantam e tocam só o samba de 2012 – conta o diretor de harmonia geral da Imperadores do Samba Braúlio Pontes.
O diretor de harmonia da Praiana Alexandre Belo afirma que assim que acaba o Carnaval as pessoas já podem procurá-lo para fazer parte da equipe:
– Algumas pessoas não sabem muito, mas têm talento e dedicação. Isso faz com que eu treine com elas até o dia do desfile.
Diferencial das harmonias
Nos últimos anos, a equipe de Sandro Ferraz sempre contou com uma voz feminina.
– A voz feminina suaviza a nossa harmonia. Antes tínhamos que tentar atingir o timbre de uma mulher com a Maiara Leal na equipe, mas não é mais necessário – comenta Sandro.
DIÁRIO GAÚCHOGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.