Carnaval 2012 | 19/01/2012 18h56min
O coração de uma escola de samba é a bateria. Algumas numerosas, outras nem tanto. São elas que, ao passarem no Sambódromo, levantam o público da arquibancada.
Por ser considerada quesito, é necessário ensaios constantes até o dia do desfile oficial. O mestre de bateria é quem comanda essa máquina para que tudo saia perfeito.
– Os ensaios com a bateria iniciam em maio, assim temos tempo para fazer testes dos arranjos que ficam legais – conta o mestre de bateria do Império da Zona Norte, Junior Aruanda.
Mestre de bateria da Embaixadores do Ritmo, Jober Santos enumera os quesitos analisados.
– Os jurados avaliam a cadência da bateria, se todos instrumentos estão bem afinados e tocando harmonicamente.
Igual bateria de mãe, sempre cabe mais um, observa o mestre da Academia de Samba Praiana, Álvaro Francisco, o Chiquinho.
– Nessa época, é fundamental que já saiba tocar.
Bateria coreografada
As baterias das escolas estão cada vez mais investindo em coreografias. Alguns carnavalescos sugerem fantasias diferenciadas para que haja essa interação.
– Esse ano não vamos fazer grandes coreografias, mesmo o público gostando, vamos tentar convencer os jurados na batucada mesmo – argumenta Aruanda, da Império.
DIÁRIO GAÚCHOGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.