Carnaval 2011 | 07/02/2011 21h36min
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou que nenhuma escola será rebaixada do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro em 2011. A decisão foi tomada em reunião na noite desta segunda-feira, em que foram discutidas mudanças para os desfiles, após o incêndio que atingiu a Cidade do Samba, na zona portuária da capital fluminense.
>> Samblog: o que muda no carnaval do Rio depois do incêndio
As três escolas mais atingidas, União da Ilha, Portela e Grande Rio, não serão avaliadas, mas devem desfilar. Para evitar que as três prejudicadas entrem na Sapucaí no mesmo dia, haverá inversão na ordem dos desfiles: a Portela, que entraria na avenida na segunda-feira, desfilará no domingo — em seu lugar, desfilará a Mocidade.
Com a decisão de não haver rebaixamento, o carnaval de 2012 terá 13 escolas, pois aquela que ganhar o grupo de acesso este ano vai subir normalmente para o grupo especial. Já em 2012, duas escolas cairão para o grupo de acesso e uma subirá.
A Liesa vai tentar garantir o espaço físico para os ensaios das escolas atingidas pelo incêndio. Fornecedores estão fazendo o possível para que as fábricas consigam repor o material para as fantasias e alegorias.
Nesta terça-feira, a Liesa e a prefeitura se reunirão novamente para debater valores:
— Vamos buscar também recursos privados. O compromisso das escolas será apresentar um bom Carnaval. Ao público, fica a garantia de que todos verão um Carnaval com energia e vibração — declarou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
A expectativa é de que cerca de 5 mil gaúchos estejam na Marquês de Sapucaí. Caso alguém se sinta prejudicado com a troca nos dias de desfile, pode pedir a devolução do dinheiro. Quanto ao público que comprou ingresso para ver especialmente Portela ou Mocidade, não será possível trocar as entradas.
As três escolas mais atingidas, União da Ilha, Portela e Grande Rio, não serão avaliadas, mas devem desfilar
Foto:
Felipe Dana, AP
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.