Encontre tudo o que você precisa para sua casa no hagah. Decoração, arquitetura, jardinagem, construção, segurança, móveis e muito mais em Curitiba e no PR.

 

Notícias

Casa e Jardim em Curitiba

Corte ou poda de árvores em Curitiba: a quem recorrer?

Em vias públicas basta ligar para o 156; em propriedades particulares, é necessário fazer uma solicitação no site da Prefeitura de Curitiba

Que a arborização urbana é necessária ninguém tem dúvida. As árvores atuam como um importante filtro ambiental e reduzem os níveis de poluição, entre outros benefícios. Mas em alguns casos, árvores com raízes muito grandes rompem as calçadas e os galhos começam a atrapalhar a rede elétrica, colocando em risco a vida dos moradores. Quando isso acontece, você sabe a quem recorrer? Nada de acionar a motosserra sozinho!

Em Curitiba, o serviço é relativamente simples. Se a árvore estiver em via pública (calçada, por exemplo), basta ligar para o 156 e fazer a solicitação. Se a árvore estiver em propriedade particular, o usuário deve acessar o site da Prefeitura de Curitiba, no link da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), e preencher os dados solicitados (clique aqui e acesse o protocolo). “Tudo é estabelecido na legislação municipal. Neste protocolo há uma série de informações que a pessoa deve informar, e também há diferenças se for um pedido de pessoa física ou jurídica. Mas no geral as informações são simples. Feito isso, as informações são encaminhadas para a SMMA, que abre um protocolo interno”, explica Marcos de Sá, engenheiro e chefe da Unidade de Meio Ambiente da Regional Matriz.

Todos os pedidos recebidos na Prefeitura são avaliados por um técnico, que vai ao local verificar a situação da árvore. “Nunca nos baseamos por relatos. Sempre enviamos um técnico no local, que avalia e faz um parecer. Pode ser favorável ou apenas de orientação”, conta o especialista.

Mas em alguns casos, há moradores que tentam resolver sozinhos os problemas das árvores, com cortes ou podas indevidas, ato reprovado pela Prefeitura. “Nas vias públicas, é de atribuição exclusiva do município. Quando envolve situação de risco em relação à rede elétrica, por exemplo, pode ser autorizado o corte, mas tudo isso deve ser analisado corretamente. Deve haver um motivo claro”, reforça Marcos.

E aqueles cartazes, telefones e contatos de “serviço” de poda de árvores em muros e até mesmo nas próprias árvores? “Primeiro: o cidadão não pode pregar placa em via pública porque isso já é uma infração ambiental. Segundo: quem oferece esse tipo de serviço pode até estar habilitado a fazer o corte ou a poda da árvore, mas aí quem assume o risco é o cidadão que contratou. O profissional mais habilitado é o bombeiro, que recebe treinamento para várias situações. Mas é preciso lembrar: em todos os casos, é preciso ter o documento da Secretaria de Meio Ambiente autorizando o corte da árvore”, finaliza o engenheiro.

 Leia também:
»  O que fazer quando o pet morre?
» Saiba o que fazer em caso de infiltrações  

HAGAH PR

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS