O Índice Geral de Cursos (IGC) mede o desempenho das Instituições de Ensino Superior e teve a primeira edilão anunciada pelo MEC em 2008. Ele surgiu para medir a qualidade das instituições e divide a pontuação delas em faixas crescentes de qualidade de 1 a 5. A avaliação foi feita em 78,8% das instituições do país.
Nessa primeira edição do IGC foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades, institutos isolados e outras modalidades de ensino superior. As principais ausências foram a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Elas não foram incluídas porque não participam do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - um dos métodos avaliados para a composição do índice. Os conceitos considerados no IGC são Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), corpo docente (mensurando, por exemplo, o número de professores com doutorado), a infra-estrutura e o programa pedagógico. Além desses dados, também entra na média estabelecida pelo índice o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação.
O resultado final, em valores contínuos, varia de 0 a 500 (e essa pontuação é classificada em faixas de 1 a 5). ___
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