"Se o trecho sul da BR-101 permanecer por muito tempo sem a duplicação, veremos uma grande diferença no desenvolvimento das cidades do litoral norte e sul. A realização da obra é a garantia da integração das duas regiões".

(Diomício Vidal, presidente da Associação Empresarial de Criciúma)

 

  Duplicação Norte


     O projeto para duplicar a BR-101 norte em Santa Catarina existe há 20 anos. Até a metade dos anos 90, faltou dinheiro ou vontade política para realizar a obra. Nada afrouxava a mão do governo para abrir o cofre do dinheiro. Nem o estouro das mortes na rodovia, sufocada por um fluxo de 30 mil veículos por dia quando o traçado entre Garuva e Palhoça comportava 7 mil veículos por dia.

     A RBS tinha uma campanha para a duplicação norte. Mas uma carta da leitora Margot Krause Teixeira, enviada à redação do Diário Catarinense em maio de 1994, deu o argumento que faltava para um engajamento mais forte. Margot sugeriu um abaixo-assinado em prol da obra. Em pouco tempo, o DC buscava a adesão de 500 mil pessoas. Meta rapidamente vencida. O desafio passaria a ser de 1 milhão de assinaturas, atingidas em junho de 1995. A lista de apoio popular foi levada pela direção da RBS ao presidente Fernando Henrique Cardoso, que incluiu a obra no chamado Corredor do Mercosul, que integraria os maiores pólos da América Latina: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Buenos Aires.

     Falta agora o trecho sul. O traçado norte revigorado tem as estatísticas a seu favor. Os números indicam que menos vidas são perdidas no asfalto da região. As 115 mortes do primeiro semestre de 1996 viraram 63 no mesmo período deste ano. Os acidentes também caíram. Mudou o perfil das causas da violência que domina o trânsito no trecho norte: caem as colisões traseiras e cruzamentos de pista sem respeitar a preferencial. Em 2001, a perda de controle do veículo pelos motoristas tomou o lugar entre as atitudes de imprudência no trecho.


Texto de Tarcísio Poglia, editor de Santa Catarina do Diário Catarinense

   As tabelas completas com os números da violência na BR-101 norte (Dados do DNIT e da Polícia Rodoviária Federal)


Primeiro semestre de 1996

Primeiro semestre de 1997

Primeiro semestre de 1998
Primeiro semestre de 1999
Primeiro semestre de 2000
Primeiro semestre de 2001