clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
29 de março de 2024
 

PRB

Partido Republicano Brasileiro - 10

História
O PRB recebeu o registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 25 de agosto de 2005 ainda sob o nome de Partido Municipalista Renovador (PMR). Em seguida, a cúpula anunciou a troca da sigla.


Entretanto, o partido começou a ser organizado em 2003, com forte presença da Igreja Universal do Reino de Deus, tendo como um dos objetivos reunir parlamentares evangélicos.


Princípios republicanos, geração de emprego e educação estão entre as bandeiras do PRB. Um dos idealizadores da sigla, o bispo Carlos Rodrigues (PL-RJ), renunciou ao mandato de deputado federal em razão da denúncia de envolvimento no esquema do mensalão.


Nomes
O presidente do partido é Vitor Paulo Araújo dos Santos. Também são nomes de destaque no PRB, o vice-presidente José Alencar e o senador Marcelo Crivella (RJ). Além do professor da Universidade de Harvard Roberto Mangabeira Unger, que atualmente é ministro da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo.


Crescimento
Para que o partido fosse legalizado, pelo menos 480 mil apoiadores assinaram o requerimento em nove Estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, 35 mil pessoas apoiaram a criação. Atualmente, o partido conta com 41 prefeitos. No Legislativo, o PRB tem um senador, quatro deputados federais e sete estaduais, além de 296 vereadores.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.