clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
28 de março de 2024
 

PSOL

Partido Socialismo e Liberdade - 50

História
Um dos mais jovens partidos do país, o PSOL foi fundado em 2004 por antigos membros do Partido dos Trabalhadores (PT). No final de 2003, a senadora Heloísa Helena e os deputados federais Babá, Luciana Genro e João Fontes foram expulsos do PT por não terem seguido a orientação do partido na votação da Reforma da Previdência. A partir disso, o grupo reuniu 450 mil assinaturas de apoio à criação da nova legenda – eram necessárias, no mínimo, 438 mil. A aprovação veio no dia 15 de setembro de 2005.

A considerada ex-ala radical do Partido dos Trabalhadores defende o socialismo com liberdade e democracia, sustentado pela mobilização e auto-organização independente dos trabalhadores e de todos os movimentos sociais. Além disso, acusa o governo de traição aos princípios defendidos pelo PT nas décadas de 1980 e 1990.

Nomes
A atual presidente do PSOL é a ex-senadora Heloísa Helena. Também se destacam no partido os deputados federais Ivan Valente e Chico Alencar, além do senador José Nery.

Crescimento
Em 2005, diversos parlamentares aderiram ao PSOL, motivados pela crise política do escândalo do mensalão. Entre eles, militantes históricos do PT, como Plínio de Arruda Sampaio, Miguel de Carvalho e Edson Albertão. Outros que também ingressaram no partido foram os deputados federais Ivan Valente (SP), Maninha (DF), Chico Alencar (RJ), João Alfredo (CE) e Orlando Fantazzini (SP). Atualmente, o partido não conta com representantes no Executivo. No Legislativo, possui um senador, três deputados federais e quatro estaduais, além de 16 vereadores.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.