clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
29 de março de 2024
 

PDT

Partido Democrático Trabalhista - 12

História
Em 1979, às vésperas de voltar ao Brasil depois do exílio, Leonel Brizola comandou em Portugal um encontro de trabalhistas brasileiros para fazer renascer o antigo PTB getulista. Em 1980, no entanto, a Justiça decidiu que a sigla PTB deveria ficar com a então deputada Ivete Vargas, sobrinha de Getúlio.


Em 6 de junho, os trabalhistas comandados por Brizola fundaram o Partido Democrático Trabalhista (PDT), um partido de cunho popular e social-democrata, que defende o nacionalismo. Em 1982, a sigla teve sua primeira grande vitória: Brizola foi eleito governador do Rio do Janeiro. Em 1985, o partido conquistou as prefeituras de Porto Alegre, Cuiabá e Rio.


Com a bandeira do ensino e tendo o antropólogo Darcy Ribeiro e o líder comunista Luís Carlos Prestes como apoio, o PDT lançou Brizola como candidato à presidência em 1989. A legenda garantiu o terceiro lugar, logo atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


No último pleito presidencial, integrou a Frente Trabalhista e, junto ao PTB e ao PPS, apoiou Lula no segundo turno. O partido começou a era Lula integrando o governo, mas divergências com as políticas do Palácio do Planalto culminaram com o fim da união.


Nomes
O presidente em exercício do PDT é o deputado gaúcho Vieira da Cunha. Entre os nomes de destaque do partido estão também os senadores Cristovam Buarque e o recém-falecido Jefferson Péres. Salientam-se ainda os deputados Alceu Collares e Brizola Neto, além do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.


Crescimento
Nacionalmente, o PDT é considerado um partido de tamanho médio. Em 2006, foi reeleito o governador do Amapá, Waldez Góes. A sigla também conquistou o governo do Maranhão e 25 cadeiras na Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2004, foram eleitos 326 prefeitos e 3.238 vereadores. Dois anos depois, o partido elegeu dois governadores, cinco senadores, 25 deputados federais e 69 estaduais.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.