clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
28 de março de 2024
 

PSDB

Partido da Social Democracia Brasileira - 45

História
A sigla foi fundada em 1988, por dissidentes do PMDB insatisfeitos com os rumos políticos do partido, principalmente durante a elaboração da Constituição de 1988. O grupo de Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas posicionou-se contrário ao sistema de governo e à duração do mandato do presidente José Sarney (PMDB).

Em 1994, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente, impulsionado pelo Plano Real. No poder, o PSDB fez concessões e formou aliança com o partido mais à direita, o antigo PFL, além de ter se unido a bases conservadoras para passar projetos de seu interesse no Congresso Nacional.

O caso mais notório foi o da reeleição, quando FHC não poupou esforços na articulação de acordos. Teve êxito, deixando para trás, pela segunda vez consecutiva, seu principal adversário político, Luiz Inácio Lula da Silva.

No final do segundo mandato, os tucanos perderam o apoio do PFL depois que a Polícia Federal encontrou R$ 1,3 milhão no escritório de Jorge Murad, marido da então pré-candidata à presidência Roseana Sarney. O PSDB acabou se coligando com o PMDB e lançou José Serra como candidato a presidente em 2002.

Nomes
O atual presidente do partido é Sérgio Guerra. Também são nomes importantes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o atual governador de São Paulo José Serra e a governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius.

Crescimento
O partido teve um grande crescimento em 1994, com a vitória de Fernando Henrique Cardoso para a presidência da República e sua posterior reeleição. Outros momentos de destaque na trajetória da sigla foram as conquistas dos governos de Minas Gerais e São Paulo, em 2002 e 2006, e do Rio Grande do Sul, em 2006. Também nas últimas eleições, o partido elegeu 12 senadores, 57 deputados federais e 151 estaduais.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.