clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
28 de março de 2024
 

PTB

Partido Trabalhista Brasileiro - 14

História
O partido como é conhecido hoje foi criado em 1979 pelo grupo comandado por Ivete Vargas, sobrinha-neta de Getúlio Vargas. Apesar de se auto-intitular sucessor do trabalhismo, o atual partido possui inúmeras diferenças com relação à legenda que abrigou João Goulart e Alberto Pasqualini. A maioria dos trabalhistas que seguiam os princípios da sigla criada por Vargas foi para o PDT, na década de 1980.

Mesmo assim, o atual partido afirma possuir como preceitos os ideais getulistas de construção do amor, sem ódio ou conflitos ideológicos, adotando uma postura de equilíbrio e lealdade na vida político-partidária.

Em 2005, o PTB esteve diretamente envolvido na crise política provocada pelo escândalo do mensalão. O presidente do partido, deputado Roberto Jefferson (RJ), foi apontado como suposto organizador do sistema de pagamento de propina nos Correios. Em setembro, ele foi cassado por quebra de decoro parlamentar, tornando-se inelegível até 2015. O ex-deputado, no entanto, permanece na presidência do partido.

Em 2006, o PTB incorporou o PAN (Partido dos Aposentados da Nação) em função da cláusula de barreira.

Nomes
O atual presidente do PTB é o ex-deputado Roberto Jefferson. Além dele, fazem parte do partido os senadores Fernando Collor de Mello, Romeu Tuma e Sérgio Zambiasi.

Crescimento
Segundo dados do próprio PTB, são mais de 1 milhão de filiados no Brasil, sendo a quinta maior sigla em filiações. No Executivo, o partido conta hoje com 427 prefeitos. No Legislativo, são sete senadores, 20 deputados federais e 61 estaduais, além de 6.800 vereadores.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.