clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
25 de abril de 2024
 

Eleições 2008 | 03/06/2008 | 08h55min

Urna biométrica promete reduzir fraudes nas próximas eleições

Sistema será implementado em três cidades neste ano

Stefanie Silveira | stefanie.silveira@rbsonline.com.brAtualizada em 11/07/2008 às 14h59min

A urna biométrica que será implementada nas eleições deste ano em três cidades do Brasil deverá impedir uma das mais comuns fraudes realizadas durante o pleito: a de um eleitor votar no lugar de outro. Isso porque, nos locais de votação que vão contar com a novidade, os eleitores serão identificados pela impressão digital e por foto.

Ouça o podcast Eleições 2008 com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto. Clique para fazer o download (duração: 5min08s / tamanho: 4.71Mb)

Mural: Você acredita que o processo eleitoral estará mais seguro com a urna biométrica?

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, o cientista da computação Daniel Wobeto, o número de ocorrências de fraudes de eleitores votando por outros não seria capaz de alterar o resultado de uma eleição. Mesmo assim, a busca por mais segurança levou a Justiça Eleitoral a iniciar a implementação da urna biométrica.

Este ano, a urna biométrica será usada apenas em três cidades do Brasil, entre elas São João Batista, em Santa Catarina. As outras são Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul, e Colorado D'Oeste, em Rondônia. O Tribunal Superior Eleitoral pretende concluir o cadastramento de todo eleitorado brasileiro em 10 anos. Só a partir daí a novidade estará disponível em todas as cidades do país.

 

 

TSE  / 

Eleitores serão identificados pela impressão digital e por foto

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.