clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
26 de abril de 2024
 

Eleições 2008 | 02/06/2008 | 14h04min

Teste com urna biométrica em Colorado (RO) termina com resultados positivos

Munícípio é um dos três que irá utilizar a nova urna no pleito de outubro

A eleição simulada com a urna biométrica realizada neste domingo no município de Colorado do Oeste, em Rondônia, atendeu as expectativas da Justiça Eleitoral. O teste contou com uma expressiva participação dos moradores que durante todo o dia compareceram aos locais de votação para ajudar a Justiça Eleitoral a identificar possíveis falhas no novo sistema de identificação do eleitor.

Alguns eleitores foram surpreendidos com a segurança que a identificação por digitais proporciona ao pleito eleitoral e muitos puderam ver de perto que esse procedimento não traz dificuldades para o eleitor. Os eleitores de Colorado foram privilegiados e entraram para história do Brasil e do mundo como os primeiros a usar a urna mais moderna que existe.

Ao final da eleição, o quantitativo de eleitores que compareceram para votar superou a marca de 30% do eleitorado em Colorado do Oeste. “Esse número é considerado mais que suficiente para aferir a funcionalidade de uma eleição com identificação biométrica”, diz o Secretário de Tecnologia de Informação do TRE-RO, Eduardo Gil Tivanello.

De posse dos dados da eleição, a equipe técnica do TSE em parceria com os tribunais regionais farão estudos minuciosos a fim de identificar o comportamento do sistema de identificação e, caso seja constatada alguma falha, corrigi-la antes do pleito eleitoral oficial de 5 de outubro. Além de Colorado do Oeste, a urna biométrica será utilizada também em São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS).

 

TRE-RO

 

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.