clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
18 de abril de 2024
 

Eleições 2008 | 27/05/2008 | 09h39min

Eleições começam mais cedo na Internet

Eleitores já articulam discussões em comunidades na rede


Faltando pouco mais de dois meses para o começo da propaganda eleitoral, os brasileiros já começam a movimentar as discussões sobre o pleito que irá definir quem serão seus prefeitos e vereadores nos próximos quatro anos. Um dos principais canais desta mobilização é a Internet.

Ouça o podcast Eleições 2008 com o diretor de Análise de Mercado do IBOPE Inteligência e pesquisador da ESPM, Marcelo Coutinho (duração: 7min44s / tamanho: 4Mb)

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing (CAEPM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM revela que a movimentação de eleitores por meio de blogs, sites de comunidades e no YouTube para as eleições deste ano já apresenta níveis mais intensos do que os verificados em 2006.


Os levantamentos feitos no início de maio indicaram mais de 180 comunidades no Orkut sobre os principais candidatos a prefeito de São Paulo. Número bastante superior ao de julho de 2006, quando havia 46 comunidades sobre os principais candidatos. Uma busca inicial pelo YouTube, utilizando a tag “eleições 2008” também já resulta em diversos vídeos feitos pelos eleitores com o objetivo de alertar a população para a corrupção e a importância do voto.


Nas últimas eleições, a equipe coordenada pelo diretor de Análise de Mercado do IBOPE Inteligência e pesquisador da ESPM, Marcelo Coutinho, analisou, entre junho e outubro, os principais blogs políticos do país e as principais comunidades do Orkut que discutiam o processo eleitoral. A pesquisa concluiu que cerca de um milhão e meio de pessoas estavam em comunidades que discutiam as eleições.


A análise também mostrou que, em 2006, o uso da Internet como fonte de informação sobre política para os eleitores em geral totalizou 6%, superando as revistas que ficaram com 4%. Entre o público com maior escolaridade, a Internet ficou com 25% da preferência, contra 9% para as revistas e 15% para o rádio.

 

 

 Reprodução, Orkut / 

Comunidades do Orkut têm mobilizado debates entre eleitores

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.