clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
28 de março de 2024
 

Eleições 2008 | 23/05/2008 | 20h06min

Preparação das eleições deve custar R$ 500 milhões

Maiores gastos são feitos com as urnas eletrônicas

A preparação da estrutura para as eleições municipais deve custar cerca de R$ 500 milhões ao país. A realização do pleito envolve dois milhões de mesários, mais de 15 mil técnicos da área de tecnologia da informação e 380 mil seções eleitorais. 

Atrás destes números existe um projeto de engenharia logística que começa na fabricação das urnas e segue até depois da totalização dos votos. Desde o momento da sua fabricação, a urna eletrônica é acompanhada por técnicos da Justiça Eleitoral. Segundo o secretário de tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, há um controle muito rígido com relação às urnas. “Há uma preocupação tanto com o valor da urna, que é um bem público, quanto com o valor estratégico, relacionado à segurança. Todo o movimento das urnas é acompanhado”, explica o secretário.

A movimentação das urnas até os municípios mais distantes do país é o maior desafio da Justiça Eleitoral. “Mas a dificuldade se intensificou a partir do momento em que, ao invés de transportarmos urnas de lona, que não demandavam nenhum cuidado, nós começamos a transportar material eletrônico, que é frágil. A questão ficou mais complexa”, conta o secretário de tecnologia do TSE.

O deslocamento das urnas mobiliza desde aviões, automóveis e barcos até “voadeiras”, que são pequenos barcos usado no Norte do país para atingir as populações ribeirinhas, e os jegues, muito usados para se chegar às regiões mais distantes do Nordeste.

Todo o processo é coordenado pelo TSE e conta com mais de 250 técnicos que trabalham no desenvolvimento do sistemas utilizado nas urnas. Também participam os Tribunais Regionais Eleitorais e uma empresa especializada na prestação de serviços de tecnologia da informação e telecomunicações que é contratada por meio de licitação e participa do apoio logístico deste grande evento.


Eleição

Cumprido o desafio de entregar a urna intacta na seção eleitoral, começa o processo que envolve a engenharia de tráfego da informação. A urna, que é um computador adaptado para a utilização eleitoral, deve chegar ao local de votação lacrada, com todos os dispositivos de segurança instalados. Os técnicos contratados devem deixá-la  pronta para a votação. Ao longo do dia os votos são depositados na máquina e, às 17h, o resultado das eleições já está fechado e deve ser divulgado imediatamente.



 

 

TSE

 

Mauro Vieira, ZH / 

Funcionários levam urnas ao depósito do Tribunal Regional Eleitoral.

Mais Notícias

    Grupo RBS

    Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.