Fiquei alguns dias encucada sobre qual seria o assunto do meu primeiro post de verdade! Não veio nada à minha cabeça e, no desespero, recorri ao assunto mais clichê, porém que eu amo de paixão: clássicos! Nada mais clichê do que começar um blog sobre cinema escrevendo sobre filmes clássicos. E nada mais clichê do que escrever sobre Audrey Hepburn quando se quer escrever sobre filmes clássicos, num blog de cinema. Mas é isso mesmo: este post é o clichê de todos os clichês. E, como a maioria dos clichês é apaixonante, não há nada mais apaixonante no cinema do que os filmes com esta mocinha.
Audrey Hepburn sempre foi um ícone para mim. Ícone de beleza, de elegância, de tudo de mais chique e belo que pode haver. Apesar de Breakfast at Tïffanys ser o filme mais clássico e apaixonante dela, o meu xodó é Funny Face (Cinderela em Paris), Stanley Donen.
Eu devia ter uns 10 anos quando assisti pela primeira vez a este filme. Era de madrugada e o filme passava no Corujão. De repente, vi aquela mulher magrinha, com olhos grandes, andando por uma escadaria com um vestido lindo e esvoaçante (que mais tarde viria a saber que se tratava de nada menos que Hubert de Givenchy). Lá embaixo estava ninguém menos do que Fred Astaire clicando os gestos daquela moça.
Obviamente naquela idade eu não sabia quem eram Audrey Hepburn, Fred Astaire, Givenchy e Stalen Donen. Mas foi paixão à primeira vista. E continua sendo. Funny Face, como próprio título em português diz, é um conto de fadas. Um conto de fadas estrelado por aquela que, na minha humilde opinião, é a princesa do cinema!
Fred Astaire é sempre Fred Astaire, com sua feiúra charmosa, sua voz encantadora e seus passos geniais. Stanley Donen é sempre Stanley Donen, com seus clássicos clichês (ah, os clichês), suas cores e belezas inconfundíveis. Sobre Paris e Givenchy então, nem tenho o que falar ! E sobre Audrey...ahhhhhh! Nada mais combina com conto de fadas, Astaire, Donen, Paris e Givenchy do que ela.
Depois daquele noite, minha vida nunca mais foi a mesma. Foi a partir daquela noite que eu virei cinéfila, apaixonada por comédias românticas, louca por moda e fã incondicional de todos os filmes de Audrey Hepburn. Muitos anos e filmes depois, ainda sou fascinada por esta comédia água-com-açúcar! Sempre me emociono quando revejo cenas clássicas como a da escadaria, a da Torre Eiffel e o lindo final em que a intelectual Jo Stockton (Hepburn) e o fotografo Dick Avery (Astaire) superam suas diferenças e cantam juntos a beleza do amor (ECAAAAA... TOTALMENTE ÁGUA-COM-AÇÚCAR) !!!!!
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Ah, e eu já ia me esquecendo. Para tornar tudo mais água-com-açúcar e lindo, ainda tem a música maravilhosa de Ira e George Gershwin na cena em que Audrey e Astaire estão no estúdio fotográfico...
I love your funny face
Your sunny, funny face
Holly Golightly: You know those days when you get the mean reds? Paul Varjak: The mean reds, you mean like the blues? Holly Golightly: No. The blues are because you're getting fat and maybe it's been raining too long, you're just sad that's all. The mean reds are horrible. Suddenly you're afraid and you don't know what you're afraid of. Do you ever get that feeling? Cinema, cinema, cinema!
Por Ju Lessa
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